A Orquestra Brasileira, projeto ímpar do pianista e maestro Luiz Gustavo Zago, pela primeira vez circula por Santa Catarina e apresenta Concerto de Natal em duas cidades: Criciúma, nesta sexta (29), e Lages, no sábado (30). O Sul e a Serra catarinense terão a oportunidade de prestigiar um espetáculo emocionante que combina a essência da música popular brasileira com a música clássica.
Em Criciúma, a apresentação nesta sexta (29) será na praça Nereu Ramos a partir das 19h, com show de abertura dos cantores Bárbara Damásio e Kako de Oliveira. Além de músicas, o espetáculo terá ainda projeção mapeada no prédio da Casa da Cultura.
Já no sábado (30), em Lages, o Concerto de Natal será na Praça João Ribeiro, a partir das 20h, com projeções da Catedral Diocesana. Na Serra, o músico, cantor e compositor Rafael Puerta faz show de abertura como convidado. As duas apresentações são acessíveis, com tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição.
Para o Concerto de Natal, o pianista, compositor e arranjador Luiz Gustavo Zago rege a orquestra em uma performance com temas natalinos conhecidos — em versões clássicas e em novos arranjos. Boas Festas, Jesus Alegria dos Homens, Noite Feliz e Sapatinho de Natal, por exemplo, terão versões em ciranda, samba e baião. Canções populares, como Felicidade e Clareou, também estarão no repertório.
“No Natal brasileiro não temos frio. A gente tem muito calor, tem energia de festa, de encontro. O Concerto de Natal tem o propósito de reverberar essa energia e imprimir a marca da Orquestra Brasileira, que é a pesquisa sobre a cultura brasileira. Por isso apresentamos os clássicos natalinos e as canções que são associadas ao Natal numa roupagem com os ritmos brasileiros”, diz Luiz Gustavo Zago.
Repertório com temas natalinos e populares
Para o repertório, foram escolhidos temas clássicos de Natal e versões que refletem a profusão de ritmos brasileiros que é única no mundo, até mesmo pela dimensão continental e pela riqueza cultural do país, que vai do samba ao frevo, o baião, o xote, o chamamé.
“O Natal é um momento de revisão de tudo que aconteceu no ano, a gente sempre pensa um pouco na vida, no que já fizemos e o que temos para fazer. Procurei incluir algumas canções que trazem a mensagem de celebração, de transformação, de esperança e que inspirem as pessoas a encontrarem a própria espiritualidade, seja qual for”, afirma o maestro.
Dentre as canções populares como Felicidade e Clareou, também fazem parte do repertório Canção da América, Maria Maria e O que é o que é
Para o Concerto de Natal, a Orquestra Brasileira terá a participação de 13 instrumentistas de grande renome na cena catarinense: Luiz Gustavo Zago (piano e regência), Eduardo Pimentel (violão), Filipe Muller (violão), Igor Ishikawa (violão), Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Duh Romão (cavaquinho), Lucas Martinez (bandolim), Rafael Petry (acordeon), Richard Montano (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Ana Luisa Remor (flauta transversal), Santiago Sala (bandolim) e Elio Vistel (flauta e sax), além dos cantores Bárbara Damásio, Kako de Oliveira e Rafael Puerta.
Orquestra Brasileira e a união entre o clássico e o popular
A Orquestra Brasileira foi criada pelo maestro Luiz Gustavo Zago em 2020. A proposta é colocar instrumentos da música popular brasileira e toda sua beleza junto à potência e força da música clássica.
No projeto, instrumentos como violões, cavaquinho, bandolim, acordeon, piano e percussões, entre outros, são executados em métodos de trabalho de uma orquestra. De 2020 para cá, a orquestra promoveu uma série de espetáculos, sempre inovadores e únicos a cada edição.
A Orquestra Brasileira já tem quatro concertos montados com diferentes repertórios: Mulheres do Samba, Festa do Interior, Origens e o Concerto de Natal. “Estamos montando um quinto espetáculo, estamos montando Tom Jobim e Villa Lobos para estrear no ano que vem, e ainda um espetáculo que se chamará Sabores do Brasil, voltado a celebrar as músicas que exaltam a gastronomia brasileira”, adianta Zago.
O Concerto de Natal faz parte do projeto Orquestra Brasileira: Concertos Brasileiros, viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Incentivo de Bistek Supermercados e Buschle e Lepper. Produção da Marte Cultural e realização da Vivart Produções.
Agende-se
Orquestra Brasileira apresenta: Concerto de Natal em Criciúma
Quando: sexta-feira, 29/11, abertura a partir das 19h
Onde: Praça Nereu Ramos, Centro, Criciúma
Gratuito
Classificação livre
Tradução em LIBRAS e audiodescrição ao vivo
Orquestra Brasileira apresenta: Concerto de Natal em Lages
Quando: sábado, 30/11. Abertura a partir das 20h
Onde: Praça João Ribeiro, Centro, Lages
Gratuito
Classificação livre
Tradução em LIBRAS e audiodescrição ao vivo