Portal de Notícias

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
Algoritmo para uma mobilidade mais verde pode trazer até 8% a mais de autonomia na condução

Geral

Algoritmo para uma mobilidade mais verde pode trazer até 8% a mais de autonomia na condução

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A ZF e a Embotech estão unindo forças para maximizar a eficiência e minimizar os tempos de viagem O algoritmo de otimização MPC (Modelo de Controle Preditivo) usa informações do mapa e dos sensores ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) bem como o know-how do trem-de-força, para reduzir a demanda de energia do veículo por meio de um ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) sustentável Preparada para o veículo definido por software, a função pode ser facilmente integrada como um complemento de software em ACCs de série para carros de passeio e veículos comerciais Friedrichshafen, Alemanha / Zurique, Suíça. Os sistemas avançados de assistência ao motorista como o controle de cruzeiro adaptativo, podem não apenas tornar a direção mais confortável, mas também permitir economia de energia e aumento da autonomia elétrica por meio de estratégias de condução mais eficientes. A ZF desenvolveu um (ACC) Controle de Cruzeiro Adaptativo preditivo, o ZF Eco Control 4 ACC, que permite até 8% mais de economia e autonomia. Um componente central do ACC é um algoritmo de otimização MPC Modelo de Controle Preditivo da Embotech. Em particular, ele avalia em tempo real as informações do mapa, como níveis e curvas em subidas e descidas, além de informações sobre os pontos de operação ideais do trem-de-força.   Testes de campo bem-sucedidos da ZF mostraram que o Eco Control 4 ACC pode atingir um ganho de autonomia de até 8% no tráfego do mundo real. Como função adicional para ACCs de série, pode ser usado tanto em carros de passeio como em veículos comerciais, independentemente do tipo de trem-de-força. “O Eco Control 4 ACC é um desenvolvimento inovador que nos aproxima significativamente das emissões Visão Zero”, disse Uwe Class, vice-presidente de Desenvolvimento de Sistemas Avançados da ZF. “Acima de tudo, esta solução é prática para o uso diário e disponível para produção em série”.   Alexander Domahidi, CTO e cofundador da Embotech acrescentou: “O Eco Control 4 ACC é um divisor de águas nas reduções de emissões de CO2. O potencial de economia de até 8% com "apenas um pedaço de código" é um passo gigantesco para revolucionar a mobilidade e o transporte e torná-los mais ecológicos. Esta é uma prova do compromisso da Embotech em oferecer soluções de software autônomas que tornem a tecnologia de nossos clientes mais sustentável”.   O algoritmo de otimização MPC maximiza a eficiência ou minimiza o tempo de viagem   A base para a estratégia de condução ideal é uma decisão individual do respectivo motorista, que decide se o controle de cruzeiro preditivo deve maximizar a eficiência ou minimizar os tempos de viagem. Uma mistura equilibrada das duas estratégias também é possível. Além disso, o sistema de assistência orienta-se da melhor forma possível para a velocidade definida pelo condutor. Com base nessas predefinições, tudo é executado automaticamente.   Com isso, o algoritmo avalia continuamente os dados do mapa no sistema de navegação e os dados operacionais do sistema de trem-de-força para os próximos 500 metros. Isso significa que as informações sobre as próximas subidas e descidas, curvas ou restrições de velocidade são continuamente incorporadas à avaliação, e o sistema de assistência tenta equilibrar tempo e energia da melhor maneira possível. Ao contrário dos sistemas convencionais de controle de cruzeiro adaptativo, esse sistema de controle não é rigidamente baseado em regras: na otimização, ele pconsidera todas as configurações padrões em relação a todos os casos de uso eem um horizonte de 500 metros, de forma simultânea e em tempo real. Além disso, o sistema usa os mapas de eficiência do trem-de-força para otimizar o ponto atual de operação.   Neste caso, as competências da ZF e da Embotech se complementam perfeitamente: enquanto a ZF pode fornecer as informações apropriadas para o sistema de assistência a partir de sua compreensão do sistema de todo o veículo e controlar a aceleração e a frenagem, a Embotech contribui com seu profundo conhecimento dos algoritmos apropriados para avaliações desses dados e suas soluções incorporadas. Em suma, os dois parceiros desenvolveram um sistema que oferece aos motoristas maior autonomia e menores custos operacionais sem sacrificar o conforto e, assim, reduzir de forma sustentável ao ônus sobre o meio ambiente. O espectro de possíveis aplicações que a ZF pode atender varia de carros de passeio a ônibus e veículos comerciais pesados.   Legenda imagem - O ZF Eco Control 4 ACC, um complemento de software para os sistemas de assistência ao motorista, o ACC (controle de cruzeiro adaptativo), pode aumentar a autonomia do veículo em até 8%. O componente central desta inovação é um algoritmo de MPC (Modelo de Controle Preditivo) da Embotech. Ele avalia em tempo real as informações do mapa, como níveis e curvas em subidas e descidas, bem como os pontos operacionais ideais do trem-de-força.
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )