Geral
Arquiteta alerta para os perigos da infiltração na residência e dá dicas de cuidados
Célio Roberto Velho
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Ma. Gabriela Bastos De Oliveira, coordenadora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias, aponta que umidade ou mofos em paredes pode afetar tanto a estrutura da casa como também a saúde dos moradores.
Muitas pessoas já se depararam em sua residência ou apartamento com paredes infiltradas com manchas, mofos ou úmidas, o que surge a dúvida dos perigos, assim como tentar descobrir a causa desse cenário em sua casa.
Ma. Gabriela Bastos De Oliveira, explica que identificar a infiltração nem sempre é fácil. Segundo a docente, quando há água, há a possibilidade de enfraquecimento na fundação, paredes, e tetos, levando a rachaduras e outros danos estruturais que podem comprometer a segurança da edificação.
“Muitas vezes, os sinais são sutis e podem passar despercebidos até que o dano seja significativo. Importante a pessoa prestar atenção a manchas de umidade nas paredes e tetos, descamação da pintura, odores de mofo, bolhas na pintura ou no papel de parede, e até mesmo um aumento inexplicado nas contas de água. Esses podem ser sinais de que a infiltração está começando ou emergente”.
Segundo Gabriela, infiltração não deve ser vista apenas como um incômodo estético, pois os danos vão muito além. “Não são apenas riscos estruturais, mas há também se cria um ambiente propício para o crescimento de fungos e bactérias, colocando em risco a saúde das pessoas na residência”, ressalta.
E para ajudar na prevenção de infiltrações em casa, a professora de Arquitetura, que possui experiência em áreas da Engenharia, dá algumas dicas. Confira:
– Mantenha a manutenção em dia: Verifique regularmente telhados, calhas, tubulações e janelas em busca de sinais de desgaste ou danos que possam permitir a entrada de água.
– Impermeabilize áreas propensas: Em áreas como banheiros, cozinhas e áreas externas, invista em impermeabilização adequada para evitar a penetração de umidade.
– Ventile adequadamente: Mantenha uma boa circulação de ar em sua casa para reduzir a umidade e prevenir o acúmulo de condensação.
– Procure ajuda profissional: Se você suspeitar de infiltração, não hesite em contatar um profissional qualificado para avaliar a situação e realizar os reparos necessários.
Comentários: