Portal de Notícias

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
Casas danificadas pelo terremoto de magnitude 6,4 que atingiu o oeste do Nepal na sexta-feira (03)

Geral

Casas danificadas pelo terremoto de magnitude 6,4 que atingiu o oeste do Nepal na sexta-feira (03)

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Um forte terremoto de magnitude 6,4 sacode áreas rurais do país no meio da noite. Até agora, 150 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. As necessidades imediatas incluem apoio médico, resposta a traumas, extração de pessoas presas sob os escombros e evacuação das pessoas afetadas para locais mais seguros.
As equipas das Nações Unidas no Nepal estão a responder ao devastador terramoto no oeste do país, já que os últimos relatórios indicam que mais de 150 pessoas foram mortas e centenas de feridas. O forte terremoto, de magnitude 6,4 na escala Richter, atingiu os distritos rurais de Western Rukum e Jajarkot pouco antes da meia-noite de sexta-feira (hora local), enquanto as famílias dormiam em suas casas, em sua maioria de adobe, prendendo muitas pessoas sob os escombros . Desde então, vários tremores secundários foram registrados. O tremor também foi sentido na capital, Katmandu, a cerca de 510 quilómetros de distância. As pessoas fugiram das suas casas, ainda frescas as memórias dos terramotos mortais de Abril e Maio de 2015. Os terramotos de 2015 ceifaram quase 9.000 vidas, destruíram ou danificaram gravemente mais de 500.000 casas e reduziram a escombros cidades, escolas, hospitais e locais históricos centenários.

Situação atual e resposta da ONU

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o acesso a Jajarkot está obstruído por deslizamentos de terra causados ​​pelo terremoto . Esforços estão em andamento para reabrir a estrada. Até agora, a maior parte dos danos foi relatada em Jajarkot e Western Rukum. O Governo destacou helicópteros do exército para busca e salvamento e enviou pessoal médico adicional para hospitais regionais e de campanha. As necessidades imediatas incluem apoio médico, resposta a traumas, extração de pessoas presas sob os escombros e evacuação das pessoas afetadas para locais mais seguros. O inverno iminente destacou a necessidade crítica de agasalhos e abrigo, cuidados de saúde e alimentação. As agências da ONU intensificaram a sua resposta e o Fundo das Nações Unidas para a Infância ( UNICEF ) enviou equipas de ajuda humanitária e suprimentos humanitários , como cobertores e lonas. Organização Mundial da Saúde (OMS) também está a mobilizar uma resposta, enquanto o Centro de Satélites da ONU (UNOSAT) foi activado para realizar uma avaliação remota dos danos através da análise de imagens de satélite.

Vulnerabilidades agravadas

Este é o maior terremoto a atingir o Nepal desde o terremoto de magnitude 7,3 em 2015, e é o mais recente de uma série de terremotos que atingiram o oeste do Nepal no ano passado. “O impacto deste último terramoto está, portanto, a agravar as dificuldades e vulnerabilidades das comunidades que ainda estão a recuperar de choques anteriores em áreas onde os baixos indicadores socioeconómicos e os mecanismos de resposta já foram levados ao limite”, afirmou a agência de assuntos humanitários.
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )