A Comissão de Educação (CE) aprovou, na sessão desta terça-feira (26), a instituição do dia 25 de julho como o Dia Nacional da Promoção da Cultura da Paz (PL 6.155/2023). A data será dedicada a atividades de confraternização e à realização de homenagens a pessoas e entidades que se dediquem à promoção da paz. O projeto agora volta para a Câmara dos Deputados, de onde veio.
O texto teve como relator o senador Cid Gomes (PSB-CE), e o parecer foi lido na comissão pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). No relatório, Cid afirma que o projeto contribui para a conscientização da sociedade em direção a "um mundo mais justo, harmonioso e sustentável".
"O apoio ao projeto representa um passo fundamental em direção à realização de uma visão compartilhada de um futuro em que a cultura e a paz são indissociavelmente ligadas", justifica o senador.
O projeto também estabelece como símbolo da data uma bandeira branca com um aro vermelho, dentro do qual estão três círculos dispostos em formato de pirâmide. O relator alterou o texto excluindo um dispositivo que determinava o fornecimento obrigatório dessas bandeiras pelo Movimento Mundial da Paz, para que fossem hasteadas em prédios públicos e privados.
Comentários: