Portal de Notícias

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Diretoria da CASAN vistoria pontos analisados pelo IMA no Norte da Ilha e aponta efeito de enxurrada

Geral

Diretoria da CASAN vistoria pontos analisados pelo IMA no Norte da Ilha e aponta efeito de enxurrada

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A diretoria da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) visitou praias do Norte da Ilha, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (4), com o objetivo de vistoriar áreas consideradas como impróprias para banho pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) no relatório divulgado no último dia 29 de dezembro.

O presidente Edson Moritz e o diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann percorreram os pontos 69 da Praia Brava, 29 na Praia dos Ingleses, 56 e 80 na Praia da Cachoeira do Bom Jesus, 26 na praia da Lagoinha. Durante a visita, foi constatado que não há despejo de efluente da Companhia nas áreas vistoriadas.

“Na Praia Brava não há interferência, pois tratamos todos os efluentes a ETE Canasvieiras”, explica o presidente Edson Moritz. Nos Ingleses também não foi verificada influência das redes da CASAN, e sim de enxurradas. De acordo com o diretor Pedro Joel Horstmann, essas redes podem causar muita interferência na balneabilidade especialmente após fortes chuvas, arrastando material da rua para o mar.

“As elevatórias do sistema de coleta de esgoto bruto estão operando corretamente em nível baixo e as estações de tratamento de esgoto da Companhia funcionam com eficiência acima de 98% na alta temporada”, afirma Joel.

Publicidade

Leia Também:

O técnico em saneamento Victor Goulart Vieira reforçou também o combate às ligações clandestinas. “Em áreas que a rede de esgoto ainda não está em operação, cada residência tem que ter o seu tratamento individual conforme a legislação vigente”, coloca o técnico. “Infelizmente, muitas vezes é feita uma ligação ilegal diretamente no rio ou na drenagem. E como estamos em uma ilha, tudo se encaminha para o mar.”

As vistorias vão prosseguir hoje (05), na praia de Canasvieiras, em Jurerê e na Lagoa da Conceição. “Continuaremos as visitas e, se for constatada a responsabilidade da Companhia, vamos tratar todos os casos”, assegura o presidente da CASAN.
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )