Portal de Notícias

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Epidemia: casos de miopia no país triplicam prescrições de óculos para crianças entre 6 e 8 anos

Geral

Epidemia: casos de miopia no país triplicam prescrições de óculos para crianças entre 6 e 8 anos

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A incidência de miopia em crianças nos últimos anos cresceu significativamente no país e chama a atenção dos especialistas. De acordo com a estimativa da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), em 2050 metade da população mundial será afetada pelo distúrbio, que tem como característica principal a dificuldade de enxergar de longe. Hoje no Brasil, o número de prescrições de óculos feitas por oftalmologistas, entre crianças com idades de 6 a 8 anos, triplicou se comparado com cinco anos atrás.

 

Atualmente a suspeita é de que 20% do público em idade escolar possui algum tipo de distúrbio visual, sendo que a miopia é o de maior ocorrência. A Organização Mundial Saúde (OMS) alerta que a doença é um dos problemas de saúde pública que mais cresce no mundo. Para se ter uma ideia, o número de crianças com até cinco anos, que sofrem de miopia, é de cerca de 1%, com 10 anos o percentual aumenta para 10% e de jovens com 15 anos chega aos 15%.

 

O médico oftalmologista e presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, Ayrton Ramos, relata que os distúrbios visuais podem ser causados por motivos genéticos, fatores ambientais e pela maior exigência da visão para perto, como agora, com o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como televisão, tablets e celulares.

Publicidade

Leia Também:

 

Ele explica que a pandemia de Covid-19 mudou a rotina social das famílias, principalmente na forma de estudar e de se distrair. Por um longo período as atividades em ambientes externos foram restringidas, o que favoreceu o excesso do uso das telas. “Acontece que o uso descontrolado desses aparelhos exigem esforço constante do músculo do foco ocular, não o deixando relaxar, causando o erro refrativo”, explica o oftalmologista.

 

Como identificar a miopia

 

O médico alerta aos pais sobre a necessidade de prestar atenção nos sintomas da miopia, que incluem dores de cabeças frequentes, queixas de visão embaçada, aperto dos olhos para enxergar melhor e o ato de esfregar os olhos com frequência. “Ao perceber alguns desses sintomas na criança, a orientação é procurar um oftalmologista o quanto antes para a identificação do problema e tratamento correto”, diz.

 

Prevenção e tratamento

 

Para prevenir a miopia, segundo Ramos, é necessário buscar o equilíbrio em atividades que envolvem a visão para longe e para perto e reduzir o uso de telas. “A distância saudável para manter o músculo ocular relaxado é de seis metros, por isso é importante diversificar as atividades diárias”.

 

A recomendação dos especialistas é evitar a exposição das crianças às telas, até dois anos de idade. Limitar em apenas uma hora por dia, crianças com idade entre dois e cinco anos. Entre seis e 10 anos, tentar não ultrapassar duas horas de uso diário.

 

A miopia não tem cura, mas pode ser tratada. É importante que ao perceber os sintomas, seja consultado o quanto antes um especialista. O tratamento mais comum para crianças é a prescrição do uso dos óculos com a lente específica para cada condição.

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )