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Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Etanol vem sendo esquecido nos últimos anos, apesar de ser uma opção sustentável

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Etanol vem sendo esquecido nos últimos anos, apesar de ser uma opção sustentável

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O último dia do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, acontece na última sexta-feira (20). O governo brasileiro foi representado pelos ministros da Economia, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Ambos tocaram em um assunto caro ao novo governo: a volta do Brasil à agenda internacional. A ministra também esteve com Greta Thunberg, ativista ambiental sueca.
A ministra do Meio Ambiente chegou, inclusive,O último dia do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, acontece hoje (20). O governo brasileiro foi representado pelos ministros da Economia, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva. Ambos tocaram em um assunto caro ao novo governo: a volta do Brasil à agenda internacional. A ministra também esteve com Greta Thunberg, ativista ambiental sueca. a falar sobre metas ambiciosas voltadas ao clima e à proteção à biodiversidade, enquanto Haddad contou sobre os planos de reindustrialização com base na transição ambiental. Na segunda-feira (16), o ministro chegou a afirmar que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) quer financiar os projetos de energia renovável no Brasil. O que assusta, porém, é que, em meio à energia solar, eólica e hidrogênio verde, o velho e bom etanol parece ter sido esquecido. E isso não aconteceu neste governo. Desde Temer, o assunto do etanol vem sendo esquecido. “Nós já temos toda a cadeia pronta: produção, distribuição, comercialização e boa parte da frota adaptada, preparada para o uso do etanol”, lembra Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE).

Etanol e a geopolítica 

Essa discussão vem em bom momento, já que nos últimos anos – diga-se de passagem, os últimos dois governos, Temer e Bolsonaro – a cotação do petróleo sofreu com a volatilidade do mercado internacional, que afeta diretamente o preço dos combustíveis aqui no Brasil. A desoneração dos tributos federais sobre combustíveis, medida tomada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, foi renovada pelo novo governo. A gasolina e o álcool terão essa redução até dia 28 de fevereiro.
Côrtes lembra que o etanol, diferentemente da gasolina, não sofre com questões geopolíticas que afetam a cotação do petróleo, como aconteceu nas crises da década de 70. Pode sofrer com mudanças no preço do açúcar, mas não é utilizado como ferramenta política e não sofre com questões como a guerra na Ucrânia. Por isso, seria uma alternativa muito boa, mas não é considerada. Haddad já anunciou que pensa voltar com os impostos federais sobre a gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular. Essa medida serviria para aumentar a arrecadação dos Estados, mas a decisão cabe a Lula, diz o ministro.  Uma solução seria “voltar os preços da gasolina e manter a desoneração do etanol, ou pelo menos parcialmente, como uma forma de incentivar o uso desse combustível”, diz Côrtes. Segundo o professor, a desoneração pode mexer com a inflação e com certeza causará um dissabor junto à população. Outro ponto discutido é a alteração do preço diretamente na Petrobras, que vende o petróleo para fora e importa. “Se ela [Petrobras] resolver praticar preços menores, isso poderia causar uma distorção muito grande no mercado, porque hoje ela já não consegue abastecer 100% do mercado nacional. Ela abastece cerca de 70% do mercado, então os importadores privados, que vão suprir cerca de 30% do restante, poderiam ter o seu negócio inviabilizado e simplesmente parar de importar”, explica ele. O governo provavelmente não mexerá nessa tabela de preços.

Amigo do meio ambiente

O etanol é uma grande opção de combustível sustentável, que já possui toda a cadeia de produção instalada e adaptada ao nosso país – além de ser possível há anos abastecer os carros com ele. “O etanol em si é neutro. O CO2 que ele joga para a atmosfera, quando é queimado, é recuperado quando do plantio da próxima safra”, explica Côrtes. Existe uma pequena emissão associada ao transporte do etanol, feita por caminhões movidos a diesel. Porém, em comparação a outros combustíveis, é mínima. Também existe a questão do plantio, que ocupa grandes espaços de terra, entre outras coisas relacionadas. Mesmo assim, ainda é uma ótima opção. Quando se  pensa que a energia solar e a eólica custam muito dinheiro, principalmente de instalação, e não são aconselháveis a todo o território brasileiro, por conta de diferenças de incidência solar e de correntes de ar, o etanol se apresenta como o combustível do futuro. Pelo menos em nosso país. Fonte: USP
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Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

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