Portal de Notícias

Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Exposição constante ao sol pode causar o surgimento ou agravar diversas doenças oculares, como alergias, conjuntivite e ceratite.

Geral

Exposição constante ao sol pode causar o surgimento ou agravar diversas doenças oculares, como alergias, conjuntivite e ceratite.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Dias mais longos, temperaturas altas, momentos de lazer ao ar livre. O verão é uma delícia, não? Mas hábitos saudáveis são essenciais para evitar problemas de saúde nesta estação. O período mais quente do ano requer cuidados diários para garantir maior bem-estar e aproveitar este período sem complicações, principalmente com a saúde dos olhos.

 

A Sociedade Catarinense de Oftalmologia alerta que nesta época é maior a incidência de alergias e irritações oculares, por conta do aumento da exposição solar. Também é no verão que vírus, fungos e bactérias são mais frequentes em ambientes fechados e úmidos, favorecendo a manifestação de doenças dos olhos, como a conjuntivite, ceratite – que é uma inflamação da córnea.

 

O presidente da entidade, médico oftalmologista Ayrton Ramos, explica que, a longo prazo, os raios ultravioleta podem antecipar o surgimento da catarata – que é a perda da transparência do cristalino, provocando o embaçamento da visão – e a degeneração macular, quando a pessoa perde a capacidade de foco da visão central.

Publicidade

Leia Também:

 

Outra doença que também pode estar associada à exposição constante ao sol é o  pterígio que é o crescimento anormal de uma membrana que cobre a córnea, provocando desconforto e levando a coceira frequente e às vezes até alteração do grau do óculos e diminuição da visão.

 

Como cuidar dos olhos no verão

 

De acordo com Ramos, medidas simples podem evitar problemas oculares, como por exemplo, o uso de óculos escuros com proteção UV. Eles protegem contra os raios ultravioletas. Utilizar viseiras e bonés evita os problemas causados pelo excesso de exposição ao sol. Também é essencial a higienização constante das mãos e do rosto.

 

Para quem usa lentes de contato, o médico oftalmologista recomenda que os cuidados devem ser redobrados. As lentes podem facilitar a ocorrência de infecções oculares, por isso, a higienização deve ser feita da forma correta e frequente. Não devem ser utilizadas para nadar, seja em piscinas, rios ou mar, diz o oftalmologista.

 

O uso de protetor solar e alguns tipos de maquiagem também podem causar irritação nos olhos. Em caso de contato, a orientação é evitar coçar os olhos e fazer compressas frias para aliviar a irritação no local. Se o incômodo persistir, a recomendação é consultar um médico oftalmologista.

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )