Geral
Florianópolis participa do SB Brasil, a pesquisa nacional sobre a saúde bucal da população
Célio Roberto Velho
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
A pesquisa, feita a cada 10 anos em todas as capitais brasileiras e alguns municípios do interior, tem como objetivo avaliar a saúde bucal da população e subsidiar o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas de saúde, voltadas à melhoria da saúde bucal dos brasileiros. O maior levantamento de saúde bucal do país começou em abril, e deve se estender até o mês de junho deste ano. Em Florianópolis, a fase inicial do levantamento está sendo realizada por agentes comunitários da Secretaria de Saúde de Florianópolis.
Com os resultados do levantamento, espera-se identificar os principais problemas de saúde bucal das famílias visitadas, como dentes cariados, perdidos ou obturados; traumatismo dental; necessidade de prótese dentária; doenças bucais recorrentes; condições de acesso ao serviço odontológico; frequência de visitas ao dentista e o impacto na vida das pessoas avaliadas.
Como acontece a pesquisa?
Um agente comunitário da Prefeitura de Florianópolis, devidamente identificado vai até a casa do munícipe, orienta sobre a pesquisa e questiona as idades dos moradores, já programando um retorno. Depois disso, a próxima visita será do cirurgião dentista e do auxiliar de saúde bucal, que farão exames nas pessoas sorteadas e irão repassar as informações ao censo.
Público alvo
O público alvo do levantamento é a população com idades de 5 e 12 anos e os grupos etários de 15 a 19 anos, de 35 a 44 anos e de 65 a 74 anos.
Dados da última pesquisa
O SB Brasil realizado em 2010, destacou Florianópolis como a capital brasileira com menor índice de cárie aos 12 anos (CPO-D = 0,77), com 68,4% dos indivíduos dessa idade livres de cárie, bem acima da média nacional que era de 46,6%. A pesquisa apresentou também Florianópolis com os menores índices de cárie dentária da região sul do Brasil aos 5 anos, com 60,9% das crianças dessa idade livres do problema. Com o aumento das idades, os valores do CPO-D tendem a aumentar.
O SB Brasil 2020/2022 busca atualizar os dados e a situação epidemiológica da população, visando o fortalecimento do SUS e promovendo acesso à saúde bucal com igualdade.
Comentários: