Portal de Notícias

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024
Governadores do COSUD apontam prioridades para a edição de Florianópolis

Política

Governadores do COSUD apontam prioridades para a edição de Florianópolis

12º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud)

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Os sete estados das regiões Sul e Sudeste vão estar representados na 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD), em Florianópolis. Entre os dias 21 e 23 de novembro, governadores, vice-governadores, secretários de estado, técnicos e servidores estaduais vão debater os problemas comuns a todos e buscar soluções que melhorem a vida da população.

“É com grande satisfação que Santa Catarina recebe o 12º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Este é um momento de união e cooperação entre os estados para debater temas essenciais como Segurança Pública, Meio Ambiente, Economia, Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano. Nosso governo tem trabalhado intensamente para fortalecer essas áreas e o Cosud é uma oportunidade valiosa de compartilharmos experiências e soluções que promovam o crescimento de nossas regiões. Juntos, podemos construir um Brasil mais forte, integrado e capaz de enfrentar os desafios do futuro”, afirmou o governador Jorginho Mello, anfitrião do evento.

Seis governadores estão confirmados no encontro. A exceção é o Rio Grande do Sul que deve enviar o vice-governador, Gabriel Souza, já que o governador Eduardo Leite cumpre agenda fora do Brasil.

Publicidade

Leia Também:

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lembra que as decisões do grupo na economia podem ter reflexos positivos em todo o Brasil e não só nas regiões Sul e Sudeste.

“Na 12ª edição do Cosud, em Florianópolis, vamos avançar ainda mais em propostas que alavanquem o crescimento da economia brasileira, atraindo investidores e gerando emprego e renda de forma sustentável. O Cosud já é referência no debate e no desenvolvimento de políticas públicas no Brasil. Juntos, governadores do Sul e Sudeste provam que a união de esforços leva a soluções mais eficientes para demandas fundamentais dessas regiões”, pontuou o governador mineiro.


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, lembra que em toda edição do encontro ocorrem avanços significativos nas mais variadas áreas. E diz esperar ainda mais novidades na reunião em Santa Catarina. “Em agosto, no encontro no Espírito Santo, iniciamos a elaboração do Programa de Mudanças Climáticas. Já em março, durante o evento no Rio Grande do Sul, criamos o Gabinete Integrado de Inteligência de Segurança Pública. No Cosud Santa Catarina, continuaremos priorizando os temas de Sustentabilidade e Segurança Pública em nossos grupos de trabalho, desenvolvendo iniciativas que beneficiam tanto os estados do Sul e Sudeste quanto o país como um todo. Entre nossos objetivos está construir cidades mais resilientes às mudanças climáticas, que já são uma realidade global, e aliviar a dívida com a União para recuperar nossa capacidade de investimento. Fortalecer esses sete estados, que representam 70% do PIB brasileiro, é também guiar o Brasil na direção certa”, concluiu Freitas.

“A edição de Florianópolis será mais uma oportunidade para aprofundarmos esses e outros assuntos, em especial a questão da adaptação às mudanças climáticas. Esperamos avançar na elaboração de uma estratégia para orientar as ações de governo e a formulação das políticas públicas nessa área. Cada vez mais, o Cosud é um espaço importante para fortalecer os posicionamentos dos governos do Sul e do Sudeste. Essa integração, obtida a partir de muito diálogo, dá um peso maior às demandas dos nossos Estados”, pontuou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A prevenção a desastres naturais é um dos temas mais aguardados do encontro. Os governadores pretendem fortalecer a parceira entre os estados não só nas ajudas em meio a catástrofes, mas também na prevenção de acidentes.

“Este 12º encontro nos dará a oportunidade de aprofundar as discussões sobre alternativas para a prevenção de desastres naturais, ouvindo e fortalecendo as defesas civis locais e promovendo um importante intercâmbio de experiências. Somando forças, convergindo na mesma direção e, acima de tudo, abraçando boas práticas que têm funcionado nos estados-membros, temos conseguido avançar”, explicou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr.

A posição defendida pelo grupo também é ressaltada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. “Os desastres naturais que tivemos recentemente, como o que aconteceu no Espírito Santo, mais fortemente em Mimoso do Sul e o do Rio Grande do Sul, mostram que precisamos ter nossas Defesas Civis cada vez mais preparadas para uma pronta resposta. Além disso, ações e obras de mitigação são fundamentais para que possamos preparar nossos municípios para as mudanças climáticas”, disse.

“Desta vez, o governo catarinense traz como uma das suas principais discussões a Prevenção a Desastres Climáticos, um tema urgente para todos os estados. No Rio de Janeiro, temos tratado esse assunto com extrema relevância e adotado diversas medidas nesse sentido. Tenho certeza que, com os debates no Cosud, conseguiremos chegar a mais soluções”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

FONTE/CRÉDITOS: redação
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG / COSUD
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )