Florianópolis vai sediar, pela primeira vez, o maior evento brasileiro da cultura da bicicleta, o Bicicultura 2023, que acontece de 15 a 19 de novembro no Centro de Eventos da UFSC. E como anfitriã, a cidade já se prepara para receber o público de todas as regiões do país.
Para a abertura do encontro, o hino oficial da Capital será interpretado pela cantora Cláudia Alvim Barbosa, filha do poeta Zininho, autor do Rancho de Amor à Ilha. “Meu pai sempre foi e sempre será parceiro nas pautas importantes e urgentes da cidade”, diz Claudinha, como é carinhosamente chamada, ao enviar duas fotos de Zininho, a bordo de uma bicicleta, lá pelos anos de 1938 e 1946 (em anexo)
Também na abertura, a apresentação de outras manifestações culturais da Ilha: o tradicional Boi-de-Mamão, do Pantanal, e performance artística com a benzedeira Mocotinha.
Na sequência, a programação prevê para os demais quatro dias de evento palestras, rodas de conversa, oficinas, Biciculturinha, artes, esportes, intervenções urbanas, pedaladas, feira, festas e entre outros. Os principais temas abordados e que envolvem a cultura da bicicleta serão pesquisa, turismo, educação, gênero, sustentabilidade e ativismo. Ao todo, estão previstas 57 atividades, conduzidas por mais de 90 expositores.
Entre os palestrantes, destacam-se universitários, técnicos, gestores públicos, deputados estaduais, membros da sociedade civil e empresários. “A proposta é apresentar conferencistas diversos e representativos”, aponta André Soares, da comissão organizadora, informando que já estão inscritos mais de 200 participantes.
Bicicletas compartilhadas
Dentre as atividades previstas, está a palestra de Gabriel Reis e Lucas Pacobahyba, representantes da empresa Tembici, que irá inaugurar em Florianópolis, ainda em 2023, o sistema de bicicletas compartilhadas. O tema da palestra será o "Novo sistema de bicicletas compartilhadas Tembici - concepção e tecnologia: um estudo de caso de Florianópolis".
Outros destaques da programação
-
Antônio Espósito e Cláudio Silva, da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, que falarão sobre os “Programas federais sobre mobilidade ativa e transporte público”;
-
Danielle Hoppe, do ITDP Brasil - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, que irá palestrar sobre “Planejamento para cidades cicloinclusivas”;
-
Deputados estaduais Goura Nataraj, do Paraná, e Marquito, de Santa Catarina, que vão falar sobre "Como promover a ciclomobilidade no poder legislativo";
-
Bruno Batista e Karolina de Jesus, do WRI Brasil, que vão palestrar sobre "Desenho seguro de infraestrutura cicloviária";
-
Elson Pereira, professor da UFSC, vai palestrar sobre "Mobilidade, apropriação do espaço urbano e democratização da cidade";
-
Michel Mittmann e Eduarda Alves, pela Prefeitura de Florianópolis, e Filipe Simões, pela Prefeitura de Niterói, vão palestrar sobre "Políticas cicloinclusivas sob a perspectiva das prefeituras".
Serviço
-
Bicicultura – Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo.
-
Data: 15 a 19 de novembro
-
Horário: Abertura na noite do dia 15, atividades gerais de manhã, tarde e noite dos dias 16, 17 e 18. Encerramento dia 19, domingo.
-
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC
-
Edições: Brasília (2008); Sorocaba (2010); São Paulo (2016); Recife (2017); Rio de Janeiro (2018); Maringá (2019); online (2020 e 2021); Belém (2022); Florianópolis (2023); e Brasília (2024)
-
Como participar: o acesso é livre e gratuito; inscrições prévias podem ser feitas pelo formulário https://forms.gle/
juqAcCBacbKmaBvi6 -
Programação completa: https://bicicultura.org.br/
programacao/ -
Mais informações no site do evento: https://bicicultura.org.br/
-
Realização: Amobici; ABC Pró Ciclovias; Bruxas da Bike; União de Ciclistas do Brasil
-
Apoio: UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Nathor Bicicletas, Tembici, ITDP Brasil, Movimento ODS SC, WRI Brasil, Revista Bicicleta e Sacis
Comentários: