Seu Portal de Notícias

Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 16 de Abril 2026
Índices de Santa Catarina registram uma redução de 0,3% em casos de estelionato on-line

Estudo & Pesquisa
209 Acessos

Índices de Santa Catarina registram uma redução de 0,3% em casos de estelionato on-line

Em casos de estelionato, a redução foi de 0,8% no estado; especialistas alertam para locações em época de carnaval

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A alta temporada costuma gerar uma grande demanda, principalmente na locação de imóveis das regiões litorâneas, mas é essencial que o consumidor fique atento para se proteger de qualquer fraude ou golpe na hora de locar imóveis de forma on-line. Segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o número de estelionatos virtuais no país cresceu 13,6% entre 2022 e 2023, e o total de estelionatos cresceu 8,2%. Em um ano, foram registradas quase dois milhões de ocorrências, sendo 235 mil praticadas por meios digitais.

 

Entre os casos mais frequentes desse tipo de crime estão a falsificação de documentos, a venda de propriedades feitas de forma ilegal e as propagandas enganosas. "Principalmente em época de feriados como o carnaval, eles podem anunciar imóveis que não existem, que não estão disponíveis ou que não pertencem a eles. Podem, até mesmo, cobrar valores abusivos, exigir depósitos antecipados e falsificar documentos. Além disso, existem casos de invasão de propriedades desocupadas e locação sem autorização dos proprietários", destaca Jean Michel Galiano, diretor da Apolar Imóveis.

Publicidade

Leia Também:

 

Porém, segundo os dados do Anuário que revelam o comparativo mais recente entre os anos de 2022 e 2023, em Santa Catarina, houve uma redução de 0,8% nos casos de estelionato, de 95,7 mil para 94,9 mil registros. Dentre eles, os que aconteceram de forma on-line reduziram de 64,6 mil para 64,4 mil denúncias, uma redução de 0,3%, menor do que a variação nacional que foi de 13,6%.

 

Em destaque estão as ofertas atrativas de imóveis em plataformas de anúncios em que o falso corretor utiliza divulgações reais de imobiliárias, mas com valores mais baixos e facilidades de financiamento. Após o pagamento mínimo da taxa de reserva, o cliente descobre que se tratava de um golpe.

Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Administrador, Supervisor e Colunista, do Portal Folha de Florianópolis. Imbitubense mora a mais de 27 anos na capital em Florianópolis.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (Sua empresa aqui)
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR