Portal de Notícias

Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2024
Já imaginou passar 40 horas falando no telefone?

Geral

Já imaginou passar 40 horas falando no telefone?

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Você se lembra da última vez que “discou” para alguém? Ou quando foi a última vez que passou horas “pendurado” no telefone escutando as novidades de um amigo ou familiar?

 

Provavelmente já faz bastante tempo e hoje seu dia a dia está mais concentrado em mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e imagens da sua rotina. A maneira de compartilhar os acontecimentos mudou.

 

Em 24 horas são trocadas 27 bilhões de mensagens no Whatsapp, por exemplo. Um dos maiores aplicativos de comunicação atual.

Publicidade

Leia Também:

 

Passar 2 dias falando no telefone é realmente surpreendente. Mas o telefone já foi uma das grandes invenções do século e transformou a maneira das sociedades interagirem. Acompanhe a trajetória desse objeto repleto de história e os casos mais curiosos das ligações mais longas realizadas até hoje.

 

A invenção do telefone

O telefone foi inventado pelo cientista norte-americano Alexander Graham Bell em 1876. O projeto deu certo por um acidente: Bell não tinha expectativas de que o aparelho funcionaria, mas ao fazer o teste, ele conseguiu falar e ouvir através do objeto.

 

No momento da exposição do protótipo, Dom Pedro II, então Imperador do Brasil, estava presente e ficou maravilhado com a funcionalidade da invenção de Graham Bell.

 

Dom Pedro II ficou tão fascinado que, depois de utilizar o telefone pela primeira vez, solicitou 100 aparelhos telefônicos para o Brasil.

 

Em 9 de outubro do mesmo ano, ocorreu a primeira comunicação telefônica entre duas cidades diferentes, nos Estados Unidos. A chamada ocorreu entre Boston e Cambridge.

 

Do analógico para o digital

O telefone já fez muitos aniversários e tem uma história de quase 150 anos. O objeto é histórico e faz parte da memória afetiva de muitas gerações.

 

Embora tenha marcado época desde que chegou, a evolução tecnológica foi dando lugar a diferentes modelos do aparelho, versões mais sofisticadas e mais fáceis de usar.

 

A grande substituição aconteceu com a chegada dos celulares, em especial do smartphone, aparelho móvel que podia ser conectado à internet, praticamente um computador de bolso, com recursos como gravador, câmera, MP3 e aplicativos.

 

A comunicação por voz deixou de ser a única opção disponível para que as pessoas pudessem se sentir mais próximas, receber informações ou mesmo utilizar como ferramenta de trabalho.

 

Desde o lançamento dos smartphones, há aplicativos que facilitaram ainda mais a comunicação pessoal e profissional, como é o caso do Whatsapp, uma rede social de troca instantânea de mensagens.

 

O aplicativo começou de forma despretensiosa, como um recurso mais pessoal, mas caiu tanto no gosto dos usuários que lançou também uma versão profissional do aplicativo, o Whatsapp Business.

As Ligações Telefônicas Mais Longas da História

Primeira Ligação Transcontinental nos EUA (1915)

Essa é uma das maiores ligações em distância, nas primeiras fases de desenvolvimento do telefone. Aqui, Graham Bell fez uma ligação para Thomas Watson, entre Nova Iorque e São Francisco, com uma distância de mais de 4.000km.

Ligação Transatlântica (1927)

Mais um marco entre as ligações de longa distância e duração, em uma das primeiras fases de lançamento do aparelho telefônico. A ligação ocorreu entre países diferentes: Nova Iorque e Londres, mais de 5000km distantes um do outro.

Maratona Telefônica (1989)

Quase na virada da década, em Toronto, no Canadá, um grupo de cidadãos propôs uma espécie de maratona telefônica com o objetivo de quebrar recordes mundiais. A ligação durou 35 horas, envolvendo pessoas diferentes ao longo da chamada.

Companhia Alice e Rádio Hamburg (2010)

Uma ação da companhia de telefone Alice e da Rádio Hamburg desafiou 3 casais para avaliar quem conseguiria ficar mais tempo em chamada, sem que os períodos de silêncio durassem mais que 60 segundos.

 

O casal vencedor passou 40 horas seguidas falando sem parar e venceu a maratona de ligação, mostrando que o amor vence todas as provas.

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )