Portal de Notícias

Domingo, 19 de Janeiro de 2025
“Lá vem a Bonita!”: dupla de palhaçaria inicia intervenções de rua em Santa Catarina

Geral

“Lá vem a Bonita!”: dupla de palhaçaria inicia intervenções de rua em Santa Catarina

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A dupla de palhaçaria Roda Riso, formada por Greice Miotello (palhaça Gretta) e Allan Ortega (palhaço Billy), inicia em abril uma jornada de apresentações da intervenção de rua “Lá vem a Bonita!” por diversas cidades de Santa Catarina. Sediado em Florianópolis, o projeto realizará apresentações gratuitas em Imaruí, São José do Cerrito, Monte Carlo e Lebon Régis a partir do dia 21 (domingo). Confira abaixo a programação completa do mês.

 

“Lá vem a Bonita!” traz ao público a possibilidade de conhecer a palhaça Gretta e o palhaço Billy de uma maneira diferente: sobre quatro rodas! Nesta intervenção, a dupla percorrerá as ruas de cada cidade com sua van/motorhome, apelidada carinhosamente de Bonita - uma companheira de aventuras que já os levou para diversos lugares do Brasil, chegando até o Nordeste, e também nos vizinhos Uruguai e Argentina.

 

“Nosso projeto é um acontecimento diferente em um lugar comum”, afirma Allan Ortega. “Além do poder da arte de estimular sonhos e criar fantasias, a gente também busca com os nossos trabalhos aliviar o estresse do público por meio do riso e da descontração e difundir cultura a uma parcela da população que não tem costume de consumir arte circense da palhaçaria”.

Publicidade

Leia Também:

 

A intervenção “Lá vem a Bonita!” conta com orientação em palhaçaria de Ricardo Puccetti, membro do LUME Teatro (Campinas/SP) e uma das maiores referências no campo da palhaçaria de rua de todo o país.

 

O Roda Riso por Santa Catarina é um projeto realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. O Roda Riso por Santa Catarina conta com o incentivo da Condor.

 

“Lá vem a Bonita! Ela mesma, a casa rodante que abriga a palhaça Gretta e o palhaço Billy. Hoje, em passeio exclusivo pela cidade, dando seu ar da graça! Billy e Gretta a conduzem, a transformam em palco e cuidam bem dela. Um show itinerante de roda e de riso para toda a família. Lá vem a Bonita!”

 

Intervenção de rua

 

Uma van chamada Bonita, que se torna personagem no contato com uma dupla de palhaçaria, que têm vivências e habilidades múltiplas - tudo isso em movimento, pelas ruas da cidade, provocando curiosidade, risos e olhares atentos da população que transita em sua rotina.

 

Segundo Greice Miotello, a Bonita “é nosso motivo para a gente brincar juntos. Não existe uma dramaturgia, uma sequência lógica… a gente vai percorrendo a rua da cidade por um certo tempo junto com a van, fazendo nossa palhaçaria, nossos números individuais e coletivos, e vemos o quanto esta ação modifica o espaço. Um lugar comum que se torna palco, e depois que vamos embora, deixamos aquele rastro, uma memória marcada na mente e coração dos que nos viram passar”.

 

“Lá vem a Bonita!” é um espetáculo para ser visto por qualquer pessoa, de qualquer idade, pelo tempo em que a dupla esticar sua lona imaginária na cidade. O projeto chega para quebrar a rotina dos espaços, criar poesia e romper as relações cristalizadas que existem onde o circo da Bonita irá passar.

 

“A ideia é proporcionar ao público um encontro com Gretta e Billy e através da comicidade, descobrir novas maneiras de se olhar, e de olhar o mundo. Abrir novas possibilidades de existir neste espaço, pois muitas vezes, a rotina e o modo automático tomam conta das pessoas, condicionando como elas interagem com o ambiente e o outro”, explica o diretor artístico da intervenção, Ricardo Puccetti.

 

O projeto une, na mesma ação teatral, o universo da palhaçaria e do teatro de rua. É um espetáculo, uma intervenção que democratiza e traz acesso à arte e à cultura para aquelas pessoas que normalmente não têm o hábito de frequentar um teatro. “O olhar do palhaço, da palhaça, cria novas formas de interação entre as pessoas. Permite a comunhão, o encontro humano e também faz com que a van deixe de ser um simples meio de locomoção para se tornar um personagem importante do espetáculo”, pontua o diretor.

 

Pintando sorrisos, rodando sonhos

 

Com incentivo da Condor, indústria catarinense que em 2024 completa 95 anos, por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura) da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), o projeto Roda Riso tem como alguns de seus principais combustíveis a conexão pelo riso e também o estímulo aos sonhos - que muitas vezes podem se tornar realidade.

 

O Roda Riso acredita que a arte pode transformar realidades, aliviar tensões, alimentar os sonhos, ajudar na criatividade e permitir olhar para o mundo e o outro, a outra, de outras formas.

 

“Percorrer cidades com um carro/casa e ainda de forma artística já faz parte do imaginário coletivo: os circos que vinham com seus caminhões, trailers e lonas, traziam os espetáculos, as virtuoses, os grandes números dos artistas, a alegria… e depois iam embora. Aquela sensação de que algo transformador veio e foi embora, provocou o imaginário e fez pessoas rirem e chorarem trazendo à mente aquela ideia: e se eu fugisse com o circo?”, brinca a dupla. “Ou aquela curiosidade: será que é possível viver assim? Como são suas casas? Como é não ter um lugar fixo? Como é ter o mundo como quintal? Dá para viver de arte?”

 

Com esse imaginário, permeado por uma pandemia recente e por reflexões sobre o futuro, os artistas colocam então em prática esse sonho coletivo que os move: percorrer estradas, conhecer cidades, entrar em contato com várias realidades e mundos e, ainda assim, trabalhando com arte, que é a forma como escolheram para estar nessa vida. A decisão não é só por eles, mas também para inspirar a realização de sonhos de outras pessoas e a transformação social a partir da conexão de afetos.

 

Roda Riso

 

Roda Riso por Santa Catarina é o resultado do sonho de dois artistas, Greice Miotello e Allan Ortega, de viajarem com sua casa rodante levando na bagagem o que os move artisticamente: a palhaçaria. Nesta edição, a dupla segue pintando sorrisos por 10 cidades de Santa Catarina com a intervenção de rua “Lá vem a Bonita!”, dirigida pelo renomado diretor e palhaço Ricardo Puccetti.

 

Greice desde 2003 tem sua pesquisa focada na palhaçaria e no teatro de rua, produzindo, atuando, ensinando e dirigindo vários trabalhos artísticos principalmente em Santa Catarina. Allan é palhaço e produtor desde 2016 trabalhando entre Florianópolis/SC e Campinas/SP há quase cinco anos. Os dois artistas estão juntos produzindo alguns trabalhos e sendo propulsores um do outro.

 

Ficha técnica

 

Concepção e atuação: Greice Miotello e Allan Ortega | Direção: Ricardo Puccetti | Figurino: Ana Paula Grigoli | Design: Tita Tinta Ilustra | Ilustração: Humberto Soares | Fotografia: Pedro Ambrósio | Assessoria de Imprensa e social media: Miguel Von Zuben | Produção executiva: Bia Alvarez | Produção geral: Allan Ortega | Coordenação: Greice Miotello

 

Serviço

 

“Lá vem a Bonita!” | Intervenção de rua com Roda Riso

Grátis | Livre

 

21/abr | Domingo | 17h

Imaruí | Rua Governador Celso Ramos, próximo ao Mercado Público, Centro

 

23/abr | Terça-feira | 13h30

São José do Cerrito | Rua Anacleto da Silva Ortiz, em frente à Prefeitura, Centro

 

25/abr | Quinta-feira | 18h

Monte Carlo | Praça das Bandeiras, Rodovia SC-452

 

27/abr | Sábado | 17h

Lebon Régis | Rua Waldir Ortigari, em frente ao Ginásio Municipal, Centro

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )