Portal de Notícias

Domingo, 08 de Dezembro de 2024
Menopausa e saúde ocular: qual a relação com a síndrome do olho seco?

Geral

Menopausa e saúde ocular: qual a relação com a síndrome do olho seco?

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As mudanças hormonais causadas pela menopausa trazem impactos à saúde das mulheres, principalmente, os relacionados à fertilidade, autoestima, pele e cabelo. Geralmente a menopausa começa entre os 45 e 55 anos, quando pode ocorrer a última menstruação e, consequentemente, o declínio natural na produção de hormônios reprodutivos. Mas essa fase da vida também afeta a saúde ocular da mulher.

Um desses problemas causados com a chegada da menopausa é a síndrome do olho seco. Conforme estudos realizados por médicos de Boston, nos Estados Unidos, as taxas de mulheres com mais de 50 anos acometidas pela síndrome chegam a quase o dobro dos homens com a mesma idade – 7% contra 4% deles.

Sintomas

Publicidade

Leia Também:

O presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia, médico oftalmologista, Ayrton Ramos explica que essas alterações hormonais provocam mudanças no metabolismo dos olhos e como consequência, a diminuição da produção do filme lacrimal, causando a síndrome do olho seco. “Essa condição apresenta sintomas como vermelhidão, sensação de areia, ardor e coceira nos olhos, além de maior sensibilidade à luz”, descreve o especialista.

Ramos destaca que, mesmo não parecendo, até o excesso de lacrimejamento pode ser sintoma de olho seco, o que significa que os olhos estão tentando compensar a falta de umidade. Ao identificar tais sintomas, a recomendação é buscar o auxílio de um médico oftalmologista para acompanhamento e tratamento.

Cuidados

“Nestes casos é indicado o uso de colírio para auxiliar na lubrificação dos olhos”, enfatiza o médico. Além disso, é importante piscar com maior frequência e evitar ambientes que contribuem com secura dos olhos, como sair ao vento sem usar óculos de sol ou não usar umidificador em períodos de umidade do ar baixa.

A catarata é outro problema de visão que pode ser acelerado com a menopausa, isso porque a queda da produção de estrogênio altera a composição do cristalino, a lente natural dos olhos e com isso favorece a produção da proteína que causa a catarata, que era bloqueada pela ação do hormônio.  Assim como a catarata, a doença macular relacionada à idade e a presbiopia (vista c

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )