Portal de Notícias

Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024
Morar sozinho e comer saudável é o desafio do século 21

Geral

Morar sozinho e comer saudável é o desafio do século 21

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 30 milhões de brasileiros preferem viver sozinhos. Em 10 anos, o número de pessoas que vivem sozinhas no Brasil saltou de 10,4% para 14,6% da população. E, apesar das vantagens de se morar só, alguns pontos acabam pesando e sendo negligenciados pelo acúmulo de atividades do dia-a-dia; uma dessas tarefas é cuidar da alimentação, que muitas vezes não é priorizada e traz malefícios em certo prazo. 

Outro levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde chegou à conclusão de que 66,1% dos entrevistados avaliaram a saúde como boa, porém apenas 37,3% consomem a quantidade diária de frutas e hortaliças. No dia 31 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição; pensando nisso e como forma de incentivo ao autocuidado.

Uma das nutricionistas, Erika Milla Freitas Lima, separou 6 dicas:

Publicidade

Leia Também:

1- Faça suas compras mensal e a cada 15 dias

  • Reserve algumas horas de um final de semana ou até mesmo durante à noite para ir ao supermercado, já que muitos operam até às 22 horas, ou até mais tarde em algumas lojas, como o Fort Atacadista. 
  • Compras de alimentos menos perecíveis como arroz, feijão, sal, azeite, manteiga, macarrão, podem ser feitas uma vez por mês e armazenadas. 
  • Os vegetais, frutas, verduras e queijos podem ser comprados quinzenalmente e organizados na geladeira.

2- Não se preocupe com a quantidade

Cozinhe o quanto achar necessário e guarde a sobra para uma próxima refeição. Afinal, os imprevistos acontecem e, às vezes, aquele macarrão do jantar do dia anterior garante o almoço no dia seguinte.

3- Congele o que sobrou

  • Ter potinhos de plástico em casa é sagrado, então use-os para congelar as sobras das refeições.
  • Lembre-se de armazenar cada alimento separadamente em potes específicos, isso vai ajudar a evitar o desperdício caso estrague alguma comida.
  • Detalhe importante: ao cozinhar, não esperar que os alimentos esfriem antes de guardá-los no congelador. Segunda Erika, a nutricionista do Fort Atacadista, isso é um mito! Para garantir a segurança alimentar, é preciso que a comida esfrie relativamente rápido, e passe de 60ºC para 10°C em até duas horas.

4- Congele também vegetais e carnes frescos 

  • Lembre-se da praticidade. Os legumes congelados têm as mesmas propriedades dos alimentos frescos. As carnes também permanecem com os mesmos nutrientes após a refrigeração.  A dica é comprá-los semanalmente e, quando chegar em casa, fazer os cortes e armazená-los no congelador. Após o congelamento, o prazo de durabilidade também se estende. 

5- Eleja um dia para cozinhar e armazenar em marmitas 

  • Como você mora sozinho, duas xícaras de arroz, uma de feijão e 1 kg de carne duram em média uma semana. Escolha uma tarde do final de semana ou uma noite e cozinhe uma refeição básica. Exemplo: arroz, feijão, carne moída ou em pedaços. 
  • Separe porções para marmitas e congele. Assim, ao longo da semana, terá no freezer o básico e os legumes para ir montando os cardápios no dia-a-dia. 

6- Evite comprar guloseimas e invista nas frutas

Opte por não comprar alimentos industrializados, pois na hora que bater a fome, você irá escolher o que estiver ao alcance das mãos e que seja mais prático, como biscoitos, bolachas, salgadinhos e doces ao invés de uma refeição saudável. 

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )