Especialista fala sobre aumento de mulheres no quadro de colaboradores após adotar uma cultura organizacional inclusiva
Trabalhar com colaboradores de diversos perfis não é mais uma opção, e sim uma necessidade essencial para as empresas. Além dos benefícios como inovação e enriquecimento institucional, com um quadro de colaboradores diverso as instituições cumprem seu papel social e incentivam outras empresas a fazer o mesmo.
Segundo pesquisa da consultoria Robert Half realizada em 2022, está crescendo a preocupação das empresas em diminuir a desigualdade de gênero em seu quadro de funcionários. Atualmente, cerca de 55% dos recrutadores afirmam que a sua empresa adota políticas claras para promover a igualdade de gênero no ambiente corporativo. No último levantamento sobre o tema, realizado em fevereiro de 2021, essa porcentagem ficou abaixo dos 40%, o que indica um avanço das organizações.
Para Lucimara Mendes, Head de Pessoas & Cultura da Nexti, a inclusão deve ter início logo no processo seletivo. “Nós acreditamos que na abertura de cada vaga, o time de RH deve se reunir e discutir as necessidades específicas das oportunidades e, por fim, alinhamos que, em casos de candidatas mulheres, elas serão priorizadas. Da mesma forma, nossa equipe inicia os processos de triagem e avaliações de perfis, filtrando pelo sexo feminino. E tem sido assim que temos conseguido aumentar significativamente o número de mulheres na Nexti, um crescimento de 500% no último ano”.
Ainda segundo Lucimara, existem outras maneiras de consolidar a diversidade dentro das empresas, como:
Engajar a liderança e preparar a cultura organizacional para ser acolhedora e multiplicadora da diversidade no ambiente de trabalho;
Avaliar e mensurar o quadro de colaboradores;
Realizar ações práticas no dia a dia;
Trazer a tecnologia para o centro do processo;
Acompanhar indicadores de diversidade e inclusão.
Importância de desenvolver uma cultura organizacional inclusiva
A cultura organizacional inclusiva trata-se de contratar e manter em seu quadro de colaboradores perfis diversos, ou seja, com crenças, valores, orientação sexual, etnias, religiões e gêneros distintos.
Todas essas diferenças, se alinhadas a um ambiente propício e acolhedor para os colaboradores serem quem realmente são, contribuem para que a organização se torne mais produtiva, criativa, e fortaleça a economia com diferenciais que as destacam no mercado.
Lucimara conta que na Nexti foi desenvolvida uma cultura organizacional inclusiva para garantir o desenvolvimento e destaque para mulheres. “Incluímos a igualdade de gênero em debates, colocamos mulheres em cargos de liderança e trazemos novas oportunidades para empoderar colaboradoras”, comenta Lucimara.
- Para desenvolver um ambiente igualitário e proporcionar um crescimento para todos, é fundamental fortalecer debates e treinamentos para apoiar o avanço na carreira. Com visão estratégica para as áreas de diversidade e inclusão nas empresas, o cenário para 2023 ficará promissor.
Comentários: