Dentre os entrevistados, 93,14% eram proprietários, gestores ou sócios dos estabelecimentos. A pesquisa também procurou evidenciar a escolaridade desses líderes e a experiência no setor. 64% afirmam possuir curso superior completo, como graduação e pós-graduação. Os dados mostram que 44,6% possuem graduação completa, e que 19,1% já cursaram uma pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%. Em relação a experiência, 62,7% declararam possuir atualmente mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias, no entanto 61,8% informaram que antes de atuar no food service, trabalhavam em outros setores, ou seja, não tinham experiência no ramo de pizzarias ou similares.
Para Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra, esses números reforçam a necessidade de investimento em capacitação. “Sabemos que quem visita uma feira já tem um perfil de buscar por conhecimento e inovação, mesmo assim vimos que ainda há muitos líderes sem curso superior. Entendemos que esse tipo de qualificação quando bem empregada pode contribuir diretamente para resolver os principais desafios do setor, em especial, os relacionados a gestão e estratégias de crescimento”.
Para a Apubra, esses dados também revelam que os novos empreendedores merecem atenção especial. “Saber que a maioria dos empresários vieram de outros setores e que entram sem nenhum conhecimento do mercado, reforça a nossa atenção. Para esses, além de qualificação é fundamental ter um acompanhamento mais próximo. Participar de mentorias e grupos de empresários, por exemplo, pode ser um diferencial decisivo na sobrevivência e crescimento da empresa”, afirma Gustavo.
A Apubra vem investindo constantemente em conteúdos, workshops, palestras e treinamentos para contribuir com a formação das lideranças e qualificação de mão de obra em geral, compromisso que almeja intensificar para os próximos meses. “Esses mapeamentos são de vital importância, pois nos ajudam a identificar os principais desafios do setor de pizzarias e onde devemos concentrar nossos esforços para contribuir com o desenvolvimento das pessoas e das empresas”, comenta.
Metodologia
As informações foram extraídas a partir de uma pesquisa aplicada a 203 empreendimentos do setor de pizzarias, entre os dias 13 a 16 de junho de 2023, durante a Fispal Food Service, que representa uma amostragem do cenário do perfil profissional no setor.
Comentários: