Cinco pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fazem parte do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Florianópolis. A professora do Departamento de Enfermagem Francis Solange Vieira Tourinho, a doutoranda Manoela Cleusa Costa e as mestrandas Virgínia Aparecida de Faria Sousa, Alexandra Angélica Marques e Daniela Salomé de Andrade tomaram posse na última quarta-feira, 5 de julho. A ação fez parte do cronograma promovido pela Prefeitura de Florianópolis, ao longo de todo o mês de julho, de combate à discriminação racial.
O Comitê é composto por profissionais de saúde, pesquisadores e membros engajados da comunidade negra. O objetivo é desenvolver estratégias e implementar políticas que melhorem a saúde da população negra no município de Florianópolis. Além da UFSC, há representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, de movimentos sociais e do poder legislativo municipal.
A posse é resultado de uma articulação de movimentos sociais, pesquisadores, docentes e estudantes. Criado em 2011, o Comitê estava em reestruturação desde 2019. Em março de 2023, a UFSC organizou a Conferência Livre de Saúde da População Negra, evento de Pré-Conferência de Saúde Municipal, e os movimentos sociais mais uma vez questionaram a falta de implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Florianópolis. Em articulação com a Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, apresentaram, então, a necessidade de consolidação de um novo grupo gestor para o Comitê Técnico de Saúde da População Negra.
Comentários: