Geral
POLÍCIA CIVIL DE SANTA CATARINA DEFLAGRA OPERAÇÃO IRMANDADE RACISTA, EM CAXIAS DO SUL/RS
Célio Roberto Velho
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
A Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais - DEIC, deu cumprimento a dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão em desfavor de dois homens na manhã desta quarta-feira, 29/03/2023, no município de Caxias do Sul/RS.
Os dois homens presos são investigados pela prática dos crimes de integrar organização criminosa, de racismo e de apologia ao Nazismo, haja vista que foram identificados como integrantes (CREW 38) de um grupo skinhead neonazista transnacional - a HAMMERSKIN NATION.
A ação de hoje decorre da operação policial que, em 14/11/2022, flagrou um encontro anual, que acontecia em São Pedro de Alcântara/SC, do Capítulo brasileiro da referida organização, nomeado SOUTHLANDS HAMMERSKINS, em que foram presos oito membros. Estes permanecem presos preventivamente e já respondem a processo criminal.
A operação contou com o apoio de outras unidades da DEIC/PCSC (DCAC e DRCI), bem como da DRACO/PCRS de Caxias do Sul/RS.
Nesta sexta-feira, 31/03/2023, o inquérito foi encerrado e remetido à justiça. Ambos os investigados foram indiciados pela prática dos crimes previstos nos arts. 2°, $4°, V, da Lei 12.850/13 (integrar organização criminosa, com causa de aumento de plena em razão do caráter transacional da ORCRIM), art. 20, caput, da Lei 7.716/89 (racismo) e no art. 20, $1°, da Lei 7.716/89 (apologia ao Nazismo).
Comentários: