O Portobello Grupo acaba de anunciar os resultados do 4T22, encerrando o ano de 2022. Segundo dados divulgados em seu relatório, a Companhia apresentou crescimento de 14,9% em receita líquida comparado ao ano anterior, atingindo R$ 2,2 bilhões. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$386 milhões, crescimento de 5,7% em relação a 2021. O bom desempenho operacional aliado à disciplina na gestão de caixa fez com que a Companhia mantivesse a alavancagem próxima ao menor patamar já alcançado (1,6 vez Dívida Líquida/EBITDA Ajustado e Recorrente).
O ano de 2022 do Portobello Grupo foi mais uma vez marcado não só pelos seus resultados, mas também pelos avanços de sua estratégia, que proporcionam maior competitividade e estabilidade ao negócio. A internacionalização é uma delas, projeto que a companhia iniciou há cinco anos e que em 2023 tem como marco o início das operações da fábrica, construída na cidade norte-americana de Baxter - Tennessee. O novo parque fabril, com 83.000 m², tem expectativa de produção inicial de 3,6 milhões de m² e na segunda fase, em 2024, chegará a 7,2 milhões de m², contribuindo para maior presença da marca nos Estados Unidos e principalmente, posicionando o Grupo como uma empresa global dentro do setor.
Destaque também para o avanço da estratégia de Varejo, da Unidade Portobello Shop. Em linha com o objetivo de ser uma empresa orientada a dados e centrada no cliente, a companhia se aproximou ainda mais dos clientes, por meio da expansão da rede de lojas próprias e desenvolvimento de novas tecnologias, que buscam melhorar a experiência do consumidor ao longo de toda a sua jornada junto à Portobello.
Quando comparado a 2021, a Unidade Portobello Shop, que atualmente possui 145 lojas em todo o Brasil, apresentou crescimento de +28,6%. Já a Unidade Portobello America, que lidera o projeto de Internacionalização do Grupo, teve um aumento de +32,8% da sua receita líquida. Enquanto que a Unidade Portobello, com distribuição para homecenters, construtoras e exportação para mais de 60 países, teve um crescimento de +13,1% das receitas. A Unidade Pointer, marca de design democrático do Grupo, posicionada na região Nordeste, sofreu queda de 16,5% em sua receita líquida.
Em 2022, o Grupo avançou de forma estruturada com o Plano ESG, por meio de relevantes ações, como a publicação de seu Relatório de Sustentabilidade, disponível aqui. Destaque também para a parceria inédita com a Enel Brasil, que irá suprir com energia renovável 50% de todo o consumo do Portobello Grupo no Brasil. O acordo, com duração de 15 anos, segue o modelo de autoprodução e a empresa passa a ter participação acionária na usina eólica Ventos de Santa Esperança 21, que pertence ao Complexo Eólico Morro do Chapéu Sul II, localizado na Bahia.
Outro importante avanço na sustentabilidade foi a inauguração da primeira loja construída com os critérios Leed Platinum, a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba. O espaço é um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, que envolve os esforços do Grupo em torno de um ciclo mais sustentável, que vai desde a extração da matéria-prima até o varejo.
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