Portal de Notícias

Domingo, 08 de Dezembro de 2024
Portobello Grupo encerra 2022 com importantes avanços em seus resultados e estratégia

Geral

Portobello Grupo encerra 2022 com importantes avanços em seus resultados e estratégia

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
O Portobello Grupo acaba de anunciar os resultados do 4T22, encerrando o ano de 2022. Segundo dados divulgados em seu relatório, a Companhia apresentou crescimento de 14,9% em receita líquida comparado ao ano anterior, atingindo R$ 2,2 bilhões. O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado foi de R$386 milhões, crescimento de 5,7% em relação a 2021. O bom desempenho operacional aliado à disciplina na gestão de caixa fez com que a Companhia mantivesse a alavancagem próxima ao menor patamar já alcançado (1,6 vez Dívida Líquida/EBITDA Ajustado e Recorrente). O ano de 2022 do Portobello Grupo foi mais uma vez marcado não só pelos seus resultados, mas também pelos avanços de sua estratégia, que proporcionam maior competitividade e estabilidade ao negócio. A internacionalização é uma delas, projeto que a companhia iniciou  há cinco anos e que em 2023 tem como marco o início das operações da fábrica, construída na cidade norte-americana de Baxter - Tennessee.  O novo parque fabril, com 83.000 m², tem expectativa de produção inicial de 3,6 milhões de m² e na segunda fase, em 2024, chegará a 7,2 milhões de m², contribuindo para maior presença da marca nos Estados Unidos e principalmente, posicionando o Grupo como uma empresa global dentro do setor. Destaque também para o avanço da estratégia de Varejo, da Unidade Portobello Shop. Em linha com o  objetivo de ser uma empresa orientada a dados e centrada no cliente, a companhia se aproximou ainda mais dos clientes, por meio da expansão da rede de lojas próprias e desenvolvimento de novas tecnologias, que buscam melhorar a experiência do consumidor ao longo de toda a sua jornada junto à Portobello. Quando comparado a 2021, a Unidade Portobello Shop, que atualmente possui  145 lojas em todo o Brasil, apresentou crescimento de +28,6%. Já a Unidade Portobello America, que lidera o projeto de Internacionalização do Grupo, teve um aumento de +32,8% da sua receita líquida. Enquanto que a Unidade Portobello, com distribuição para homecenters, construtoras e exportação para mais de 60 países, teve um crescimento de +13,1% das receitas. Unidade Pointer, marca de design democrático do Grupo, posicionada na região Nordeste, sofreu queda de 16,5% em sua receita líquida. Em 2022, o Grupo avançou de forma estruturada com o Plano ESG, por meio de relevantes ações, como a publicação de seu Relatório de Sustentabilidade, disponível aqui. Destaque também para a parceria inédita com a Enel Brasil, que irá suprir com energia renovável 50% de todo o consumo do Portobello Grupo no Brasil. O acordo, com duração de 15 anos, segue o modelo de autoprodução e a empresa  passa a ter participação acionária na usina eólica Ventos de Santa Esperança 21, que pertence ao Complexo Eólico Morro do Chapéu Sul II, localizado na Bahia. Outro importante avanço na sustentabilidade foi a inauguração da primeira loja construída com os critérios Leed Platinum, a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba.  O espaço é  um piloto do projeto Ser + Sustentável = Compromisso, que envolve os esforços do Grupo em torno de um ciclo mais sustentável, que vai desde a extração da matéria-prima até o varejo.
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )