Portal de Notícias

Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Procura por procedimentos estéticos cresceu 390% em 2022, afirma estudo

Geral

Procura por procedimentos estéticos cresceu 390% em 2022, afirma estudo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O número de procedimentos estéticos no Brasil cresceu 390% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A faixa etária com maior destaque na realização desses procedimentos está entre 25 e 48 anos. E mais: das pessoas entrevistadas no levantamento, cerca de 15,8% ainda não realizaram, mas já tem no radar fazer algum tipo de procedimento estético em breve.

A psicóloga e docente do curso de Psicologia da Estácio, Carmen Campos, alerta que, como qualquer procedimento médico, as intervenções estéticas devem ser realizadas de forma saudável. A especialista destaca que a pressão por mudar aspectos do próprio corpo pode nascer a partir de conteúdos midiáticos consumidos, os quais pregam rótulos e pressionam para que a pessoa se encaixe em um determinado padrão estético.

Publicidade

Leia Também:

“A partir dessa imposição social, a pessoa fica se perguntando se o seu cabelo está bonito, se o seu peso está na medida certa, se o corpo atende a esse padrão pré-estabelecido. A pessoa deve se perguntar se seguir essa linha é realmente algo correto”, frisa Carmen.

Antes de um procedimento

A psicóloga reforça a necessidade de se respeitar todos os tipos de corpos e valorizar a diversidade. “Não existe apenas uma única beleza e ninguém é dono da verdade para estabelecer padrões fixos estéticos”, alerta a profissional, frisando, ainda, que antes de qualquer procedimento estético é importante que sejam considerados fatores como a autoestima e o estado psicológico do paciente. “A psicoterapia, inclusive, exerce papel da psicoterapia é fundamental para checar se essa necessidade de mudança estética é pertinente ou influenciada por padrões vendidos na mídia”, explica.

Caso seja realmente o caso de realizar uma cirurgia plástica, o psicólogo continua sendo importante. Ele pode avaliar a saúde mental do paciente e até ajudar a encontrar o médico ideal para o processo. “Em muitas situações, as pessoas já pensam na cirurgia e em outros procedimentos invasivos, mas cuidados nutricionais, exercícios e atividades prazerosas como o esporte e a dança já podem contribuir bastante para atingir uma mudança estética natural em alguns casos e, no geral, contribuir para a saúde mental”, explica.

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )