Portal de Notícias

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025
Projeto verão e carnaval: uso de anabolizantes pode gerar danos irreversíveis à saúde do corpo

Saúde

Projeto verão e carnaval: uso de anabolizantes pode gerar danos irreversíveis à saúde do corpo

Especialistas alertam para principais problemas causados por essa substância, explicam os sintomas e recomendam hábitos saudáveis

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com a chegada do verão e a proximidade do carnaval, as pessoas intensificam a busca por um corpo malhado. Para isso, o recomendado é manter um ritmo na academia, alimentação saudável e consultas com profissionais que ajudem a alcançar bons resultados. Contudo, ainda é comum recorrer a alternativas que parecem mais fáceis quando, na verdade, têm efeitos severos. Um exemplo disso é o uso de anabolizantes para esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética. Segundo estudo articulado pelo Valor em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a venda de anabolizantes com testosterona sintética saltou 670% nos últimos cinco anos.

Os dados são expressivos e acendem o alerta para os inúmeros problemas que essas substâncias podem causar à saúde do corpo de forma integral e, sobretudo, ao coração. Francisco José Júnior, médico cardiologista, endossa que essas substâncias “aumentam a síntese proteica ao promover o crescimento muscular, mas também interferem no equilíbrio hormonal, levando a efeitos adversos como a retenção de líquidos; alterações metabólicas, pois eleva o colesterol ruim (LDL) e reduz o colesterol bom (HDL); causa danos ao fígado e rins, uma vez que afetam o metabolismo e eliminam toxinas de forma inadequada, além de gerar impacto psicológico”, explica.

Importante frisar que o coração é o principal órgão afetado. O Dr. Francisco observa que os principais riscos incluem hipertrofia do coração, já que o músculo cardíaco cresce de forma anormal, o que dificulta o bombeamento eficaz do sangue. Sem contar que provoca hipertensão arterial, pois o aumento da pressão sobrecarrega o coração e pode levar a danos nos vasos sanguíneos. “Há também arritmias cardíacas, que geram batimentos cardíacos irregulares que podem causar desmaios ou até parada cardíaca. O infarto do miocárdio pode

Publicidade

Leia Também:

ocorrer devido ao aumento de placas de gordura nas artérias (aterosclerose) e, ainda, a insuficiência cardíaca”, pondera.

Nem todos os efeitos coletarias são reversíveis, mas suspensão do uso é indispensável

Especificamente quanto aos sintomas, pessoas que usam anabolizantes devem estar atentas a situações que podem indicar complicações graves. Entre os efeitos, é válido citar: dor no peito ou desconforto; falta de ar persistente; palpitações ou arritmias; tonturas ou desmaios frequentes; inchaço nas pernas e pés e cansaço extremo. Pode ocorrer, também, o aumento anormal das mamas em homens, queda de cabelo acelerada, aparecimento de acne severa e alterações nos órgãos.

O Dr. Francisco explica que nos casos de aparecer sintomas, é sempre fundamental buscar um médico; e quanto à interrupção do uso de anabolizantes, isso “pode trazer alívio parcial para alguns efeitos colaterais, mas nem todos os danos são reversíveis”, alerta. As alterações leves nos níveis de colesterol e na pressão arterial podem se normalizar com o tempo e mudanças no estilo de vida. Contudo, os danos estruturais ao coração, como hipertrofia e fibrose, podem ser permanentes. Os problemas cardiovasculares graves, como insuficiência cardíaca ou aterosclerose, podem continuar a progredir, mesmo após o interrompimento do uso.

Alimentação equilibrada é recomendação ideal para a saúde do corpo

O nutricionista e professor de Nutrição do Unifacid Wyden, Diego Damasceno, reforça que as consequências para a saúde podem ser permanentes quando se recorre aos anabolizantes. Para alcançar o projeto de verão, ele explica que o foco deve estar “em estratégias seguras, individualizadas e sustentáveis para alcançar um corpo saudável e em boa forma, que respeite os limites do organismo”, pontua. O docente acrescenta que “algumas dessas estratégias estão em ter uma alimentação equilibrada e estratégica, com o consumo de calorias ajustado aos objetivos pessoais”, relembra.

Diego afirma que o consumo deve ser ajustado conforme o gasto energético e as condições climáticas. Deve ser feito, assim, o “fracionamento das refeições ao longo do dia, incluindo opções ricas em proteínas e carboidratos em momentos estratégicos, como no pré e pós-

treino; evitar dietas restritivas extremas, pois dietas muito baixas em calorias ou que eliminam grupos alimentares podem levar a deficiências nutricionais, perda de massa magra e queda no desempenho físico. Sem contar que a suplementação precisa ser consciente, pois suplementos como whey protein, creatina, beta-alanina e ômega-3 podem ser úteis, mas devem ser indicados por um nutricionista com base na necessidade individual”, traz algumas orientações.

Efetivamente, a construção de um corpo saudável e esteticamente agradável depende de hábitos alimentares consistentes, treinos contínuos e uma abordagem gradativa, sobretudo quando se coloca como foco idas à praia ou carnaval. “Essa combinação de hábitos equilibrados promove resultados duradouros ao evitar riscos à saúde e prevenir frustrações”, finaliza o professor Diego.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto da Freepik
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )