Portal de Notícias

Domingo, 19 de Janeiro de 2025
Relatório da ONU revela restrições generalizadas à liberdade de imprensa no Afeganistão

Direitos Humanos

Relatório da ONU revela restrições generalizadas à liberdade de imprensa no Afeganistão

No Afeganistão, jornalistas e profissionais da mídia enfrentam desafios que incluem prisões arbitrárias, tortura e severas restrições à liberdade de imprensa, de acordo com um novo relatório das Nações Unidas divulgado na terça-feira.  

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 

O relatório conjunto da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão ( UNAMA ) e do Escritório de Direitos Humanos da ONU,  ACNUDH, documentou 336 casos de violações de direitos humanos contra profissionais de mídia entre agosto de 2021 e setembro de 2024.

Ameaças à liberdade de imprensa  

"Jornalistas e profissionais da mídia no Afeganistão trabalham sob regras pouco claras sobre o que podem ou não relatar, correndo o risco de intimidação e detenção arbitrária por críticas percebidas", disse Roza Otunbayeza, chefe da UNAMA .

 

Publicidade

Leia Também:

  “Para qualquer país, uma imprensa livre não é uma escolha, mas uma necessidade. O que estamos testemunhando no Afeganistão é o desmantelamento sistemático dessa necessidade”.

O relatório intitulado Media Freedom in Afghanistan descreveu 256 casos de prisão e detenção arbitrárias, combinados com 130 casos de tortura e maus-tratos. Outros 75 casos documentados de ameaças e intimidação criaram um clima de medo.

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, enfatizou as implicações mais amplas dessas restrições. 

"Jornalistas e profissionais da mídia não são apenas observadores – eles são essenciais para garantir transparência e responsabilização, promovendo debates informados", disse ele, acrescentando que eles são cruciais para "ajudar as comunidades a acessar informações vitais sobre questões humanitárias e de proteção que afetam diretamente suas vidas".

Jornalistas enfrentam mais barreiras

As descobertas revelam que as profissionais de mídia enfrentam severas restrições. Aquelas que continuam a trabalhar enfrentam regulamentações discriminatórias que afetam tudo, desde códigos de vestimenta até quais histórias elas podem cobrir.  

Durante o briefing diário para a imprensa na sede da ONU, o porta-voz adjunto Farhan Haq destacou esta dimensão de gênero: “Mulheres jornalistas e trabalhadoras da mídia enfrentam medidas discriminatórias específicas que limitam sua capacidade de fazer seu trabalho”.

A Sra. Otunbayeza também pediu às autoridades de facto que “reconheçam plenamente a importância das mulheres que trabalham no setor da comunicação social”. 

Implicações futuras

O relatório também alerta sobre as consequências mais amplas da diminuição do apoio internacional ao setor de mídia do Afeganistão. 

“O apoio técnico e financeiro ao setor de mídia no Afeganistão e, portanto, apoiar a importância da liberdade de expressão e do debate público é fundamental para o crescimento do país”, concluiu a Sra. Otunbayeza.  

Olhando para o futuro, a ONU está pedindo às autoridades de fato que honrem as obrigações do Afeganistão sob o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos , que garante a liberdade de expressão sem discriminação. O relatório enfatiza que a imprensa livre é essencial não apenas para a transparência e a responsabilização, mas para o desenvolvimento social e econômico do país.  

 

“Todos os esforços devem ser feitos para garantir que jornalistas e profissionais da mídia, incluindo todas as mulheres, sejam respeitados e protegidos”, acrescentou o Sr. Türk. 

“Uma mídia livre e vibrante não é uma ameaça à estabilidade – é essencial para a saúde e vitalidade de qualquer sociedade. 

FONTE/CRÉDITOS: Redação Folha de Florianópolis/ ONU
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): UNAMA/Fardin Waezi   Um mural em homenagem aos jornalistas mortos no Afeganistão foi pintado em um muro de proteção contra explosões no centro de Cabul, Afeganistão/arquivo/ONU
Comentários:
Redação Folha de Florianópolis

Publicado por:

Redação Folha de Florianópolis

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )