Os servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram o termo de acordo com a Reitoria da instituição na manhã desta sexta-feira, 5 de julho, oficializando o encerramento da greve iniciada em março. O documento prevê o retorno às atividades a partir da próxima segunda-feira, 8 de julho, além de outras medidas que deverão ser implementadas pela gestão em conjunto com os trabalhadores, a partir de comissões, para atendimento à pauta local de reinvindicações do movimento.
Na avaliação do Sindicato de Trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc), foram obtidas importantes conquistas, como a previsão de eleições para direção no Hospital Universitário (HU-UFSC), reforma e reestruturação do Restaurante Universitário (RU) e da Biblioteca Universitária (BU), efetivação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) e realização de estudos para a viabilidade da volta do Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária (SASC).
Nacionalmente, a greve foi encerrada a partir da assinatura de acordo com governo federal pela entidade federal representante da categoria, a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), em 27 de junho, em Brasília (DF). O acordo determina 14% total de reajuste salarial (9% em 2025 e 5% em 2026) e aumento total de 0,2% na progressão salarial (step), sendo 0,1% em 2025 e 0,1% em 2026, além da reestruturação dos níveis de carreira.
Comentários: