Seu Portal de Notícias

Aguarde, carregando...

Domingo, 14 de Dezembro 2025
Tromba d'água é registrada nesta manhã na praia do santinho em Florianópolis

Geral
2 Acessos

Tromba d'água é registrada nesta manhã na praia do santinho em Florianópolis

Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Na manhã desta sexta-feira, 26, um fenômeno assustou moradores da praia do Santinho em Florianópolis. Entre às 9h e 11h30min pode ser observada a formação de uma tromba d'água, do mar em direção à praia. O fenômeno ocorre a partir de grandes nuvens de tempestades. Correntes de ar quente levam bastante umidade para as camadas mais altas da atmosfera, formando uma espiral que se estende para baixo da base da nuvem de tempestade.

Este tipo de fenômeno, embora sejam semelhantes a tornados, geralmente não são tão intensos e têm uma vida útil curta. De acordo com a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), “o sistema se forma em corpos d’água, como oceanos ou lagos, e apresentam risco principalmente para as pessoas que estão no mar e pequenas embarcações. Além disso, ele costuma se dissipar em contato com a costa.”

Um dos primeiros sinais de sua formação é a nuvem funil, que quando se aproxima da superfície da água, dá origem a uma coluna giratória de ar, como visto nos vídeos compartilhado. Para isso, é necessário que a atmosfera apresente cisalhamento dos ventos, isso é, uma mudança na direção dos ventos com a altitude, possibilitando a rotação dos ventos. Ressaltamos que eventos como esse são fenômenos naturais e fazem parte da dinâmica complexa da atmosfera sobre áreas costeiras.

Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Administrador, Supervisor e Colunista, do Portal Folha de Florianópolis. Imbitubense mora a mais de 27 anos na capital em Florianópolis.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR