Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 12 de Outubro 2026
NÃO EXISTE ESQUERDISTA MODERADO
Coluna do Rogério Franco

NÃO EXISTE ESQUERDISTA MODERADO

Veritas Aequitas

Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

שִׁוִּיתִי יְהוָה לְנֶגְדִּי תָּמִיד

No dia 8 de outubro, Ana Elisa resolveu falar com os eleitores de direita. Ela tem 21 anos, foi eleita deputada federal pelo PT de Minas e agora cuida da comunicação digital da campanha de Lula. O recado dela foi este: se Flávio Bolsonaro ganhar, “muito provavelmente nós viveremos um regime ditatorial bolsonarista por mais de 30 anos”. Trinta anos. No mesmo dia, ela reconheceu que o ideal seria discutir programa de governo e, logo em seguida, explicou que a campanha vai fazer outra coisa, vai expor o adversário. Para quem achasse isso feio, ela tinha a frase pronta: “Não é atacar a pessoa, é mostrar quem é”.

O Globo publicou postagens antigas atribuídas a ela com frases como “odeio branco” e “tô nem aí para empreendedor”, soltas entre risadas e palavrões, como quem conta piada no bar.

Tem gente que vai dizer que é coisa de menina, que ela ainda vai amadurecer. Eu discordo. Ana Elisa só disse sem filtro o que a esquerda brasileira pensa há muito tempo, e ela não é um ponto fora da curva. É o retrato mais nítido que o PT nos deu nos últimos anos.

Ela também não inventou nada. Em 2013, com Lula sentado ali perto, Marilena Chaui gritou num evento do partido: “Eu odeio a classe média!”. A plateia aplaudiu. Dois anos depois, o professor Mauro Iasi, num encontro de militantes, falou em oferecer à direita “um bom paredão”, com espingarda, bala, pá e cova, e fechou com a frase: “Com a direita e o conservadorismo nenhum diálogo, luta!”. Depois veio a desculpa de que era um poema de Brecht. Pode até ser. Mas quem escolhe recitar fuzilamento de adversário para uma sala cheia de militantes sabe muito bem o recado que está dando. Ninguém sobe ao palco para ler Brecht por acaso.

O que liga Chaui, Iasi e Ana Elisa é uma forma de enxergar a política como guerra santa. Do lado deles estão os bons. Do outro não existe cidadão que pensa diferente, existe ameaça, e ameaça a gente neutraliza: desmoraliza, cala, expulsa da conversa. Por isso eles não sabem perder um debate. Nunca acharam que estavam num.

O medo é a arma de sempre. Para eles, toda eleição é a última antes do fim do mundo. Ninguém pede prova da tal ditadura de trinta anos, e ela não vem. Também não precisa vir, porque eleitor assustado não pensa direito, e é exatamente isso que se quer.

A verdade vale enquanto serve. Ana Elisa admitiu na frente das câmeras que o debate de ideias seria o certo e, na mesma resposta, disse por que não vai fazer isso. Ninguém no partido ficou constrangido. Se o argumento não ganha voto, troca-se o argumento por assassinato de reputação e chama-se isso de transparência.

Daí a régua dupla, que todo mundo já conhece. Dentro de casa, tudo se perdoa. Quando o companheiro parte para a truculência, eles chamam de resistência. Censura que ajuda a causa vira, para eles, defesa da democracia. E todo escândalo do partido acaba na mesma explicação, perseguição. O mensalão condenou a cúpula do PT. O petrolão teve confissão, delação e bilhões devolvidos aos cofres públicos. O militante olhou para tudo isso e viu “lawfare”. Para ele, tribunal nenhum tem autoridade moral sobre o partido.

Fazem passeata por Gaza e não conseguem condenar o Hamas sem pendurar um “mas” no fim da frase. O 7 de outubro, com bebês assassinados e reféns arrastados para túneis, vira “contexto”. O antissemitismo que aparece nos próprios atos passa sem comentário. Direitos humanos, para essa turma, dependem de quem está segurando a arma.

Na economia, mede-se a bondade pelo tamanho do gasto. Ninguém fala do custo da máquina, da ineficiência ou dos acordos que mantêm a base de pé. A discussão é sempre sobre quanto mais dá para gastar, pois dizem que a burguesia tem dinheiro para financiar o Estado. Esquecem quem paga a conta é o pobre, no imposto escondido no arroz e no gás, na fila do posto e na escola que não ensina o filho dele a ler direito. O lulismo vive dessa carência, e cada brasileiro que deixa de depender do governo é um voto a menos.

O plano também não acaba na urna. Ocupar a escola, a universidade, a cultura paga com dinheiro público, as redações e a máquina do Estado faz parte do projeto há décadas, e eles nunca esconderam isso. O resultado está aí. A escola forma militante e a universidade cobra conformidade. O Estado, que deveria servir a todo mundo, virou patrimônio de facção.

Por baixo de tudo existe um desprezo enorme pelo povo de verdade. A esquerda diz que ama o povo, mas ama um povo imaginário que vota nela. O brasileiro real, que vai à missa ou ao culto, defende a família, quer polícia na rua e prefere trabalhar a viver de auxílio, é tratado como atrasado, enganado ou fascista. Quando obedece, ganha aplauso. Quando desobedece, precisa ser reeducado. Ana Elisa foi mais longe e disse que a derrota de Flávio é necessária para que surjam novas lideranças conservadoras no país. Agora eles querem escolher até quem vai liderar a oposição.

E o moderado? É aqui que ele deveria aparecer, e é justamente aqui que some. Quando o radical abre a boca e mostra o que pensa, o moderado fica quieto. Ficou quieto quando a colega de partido anunciou trinta anos de ditadura para dois milhões de seguidores. Também não se ouviu nada dele quando a campanha trocou o debate pela desumanização de pessoas, nem quando o militante decidiu que quem discorda tem que ser calado. Tratar quem pensa diferente como inimigo a ser destruído é violência, e essa violência é o método. O moderado conhece esse método, convive com ele e, no fim, vota com ele. O silêncio dele é o jeito de aprovar sem sujar as mãos.

Por isso eu digo que não existe esquerdista moderado. Existe o radical que fala e o companheiro que concorda calado. A estrategista da campanha de Lula avisou, em público e sem nenhum constrangimento, que o país não será o assunto deste segundo turno e que o assunto será destruir quem está do outro lado. Até agora não vi um único moderado vir a público dizer que discorda.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Rogério Mazzetto Franco

Publicado por:

Rogério Mazzetto Franco

Rogério Mazzetto Franco é formado em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, e também formado em Filosofia. Atua como ativista político, unindo rigor jurídico e reflexão filosófica na defesa de uma sociedade mais justa e racional.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis (Sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR