Na tarde desta segunda-feira (30), por volta das 15h, um adolescente de 13 anos foi resgatado após afogamento na Praia de Naufragados. O resgate inicial foi realizado pelos Guarda-vidas Civis Voluntários (GVCV) do CBMSC que atuam no local. Sua irmã, de 19 anos, que também estava em situação de risco, conseguiu sair da água por conta própria através do costão da praia, sofrendo escoriações.
Após o acionamento via 193, o CBMSC mobilizou uma embarcação do tipo Jetski e uma ambulância da praia da Pinheira. Ao chegar ao local, o condutor do Jetski encontrou o adolescente já na areia, recebendo os primeiros atendimentos dos guarda-vidas, além de um médico e uma enfermeira que estavam na praia. A irmã apresentava diversas escoriações pelo corpo, causadas pela tentativa de sair da água pelo costão rochoso.
A equipe do CBMSC realizou o atendimento ao adolescente, que apresentava sinais de afogamento grau 4, ofertando oxigenoterapia e providenciando aquecimento devido à hipotermia. Com o apoio de uma embarcação civil que se encontrava no local, os irmãos foram transportados até a Praia do Sonho, onde a ambulância do CBMSC aguardava. Ambos foram encaminhados à UPA Sul, o menor apresentando-se consciente e orientado, embora com dificuldades respiratórias e baixa temperatura corporal, e a irmã necessitando de atendimento para as múltiplas escoriações. Posteriormente, o helicóptero Águia-06 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi acionado para realizar o transporte aeromédico do adolescente da UPA Sul até o Hospital Infantil de Florianópolis.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina reforça a importância dos cuidados ao entrar no mar. Recomenda-se sempre observar a sinalização das praias, respeitar as orientações dos guarda-vidas, evitar áreas próximas a costões e nunca entrar na água em locais sem a presença de guarda-vidas. O banho de mar deve ser uma atividade segura e prazerosa, desde que realizadas com a devida precaução.
Comentários: