Portal de Notícias

Quarta-feira, 19 de Marco de 2025
Alguém duvida de que a conectividade  é um serviço essencial?

ARTIGOS / OPINIÃO

Alguém duvida de que a conectividade é um serviço essencial?

Artigo

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A reforma tributária em curso no Brasil é uma oportunidade histórica para promover maior justiça fiscal e social. Nesse contexto, é imperativo que os serviços de telecomunicações e internet sejam reconhecidos como essenciais, recebendo o mesmo tratamento tributário já conferido a outros serviços fundamentais, como energia, água e gás.

 

O acesso à conectividade não é mais um luxo ou um diferencial. É uma necessidade básica, que permeia todas as áreas da vida moderna: trabalho, educação, saúde, lazer e inclusão social. Para milhões de brasileiros, especialmente aqueles de baixa renda, ter acesso à internet de qualidade significa abrir portas para oportunidades antes inacessíveis. Por isso, defender condições tributárias justas para o setor de telecomunicações não é apenas uma questão técnica; é uma questão de justiça social.

Publicidade

Leia Também:

 

Na proposta de reforma tributária, ainda em estudo no PLP 68, os serviços de telecomunicações e internet estão enquadrados na regra geral, que permite a devolução de apenas 20% da CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) pagos no consumo. Esse percentual é insuficiente para atender às necessidades das famílias de baixa renda que dependem da conectividade para sobreviver, estudar e trabalhar.

 

Nosso pleito é claro: que os serviços de telecomunicações sejam incluídos no mesmo regime que outros serviços essenciais, com possibilidade de devolução de até 100% da CBS e de 20% do IBS. Não há justificativa lógica ou econômica para que o setor de Telecom seja tratado de forma diferente. A exclusão desse benefício perpetua desigualdades e limita o potencial transformador da conectividade no Brasil.

 

O argumento de que o setor de telecomunicações já é suficientemente lucrativo para arcar com maior carga tributária não está correto. Inicialmente, porque o Brasil está entre os países com os maiores encargos tributários sobre serviços de telecomunicações no mundo, que, somados aos altos investimentos em 5G, fazem com que a lucratividade do setor por aqui seja também uma das piores do mundo. Mais importante, o cashback não é uma devolução do imposto para a empresa, mas diretamente ao consumidor, para que ele possa ter mais acesso a este serviço essencial.

 

Garantir a devolução de tributos para as famílias de baixa renda não é apenas justo; é estratégico para o desenvolvimento do país. A conectividade impulsiona a produtividade, estimula a inovação e fortalece a economia. Além disso, ao reduzir o peso da tributação sobre os consumidores mais vulneráveis, contribuímos para diminuir a desigualdade e promover uma sociedade mais inclusiva.

 

Estamos diante de uma oportunidade de ouro para corrigir distorções históricas e alinhar o Brasil aos padrões internacionais de tributação justa para serviços essenciais. A conectividade é o alicerce de um futuro mais inclusivo e próspero, e o momento de agir é agora.
 

Nós seguiremos defendendo, com determinação, o reconhecimento do setor de telecomunicações como essencial e a implementação de políticas tributárias que garantam acessibilidade, inclusão e justiça social para todos os brasileiros. Afinal, a conectividade é um direito, não um privilégio.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Vivien Mello Suruagy, presidente da Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra).
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )