Aguarde, carregando...

Segunda-feira, 22 de Junho 2026
Carregando jogos...
Biometano consolida a “terceira safra” e impulsiona plano de R$ 2,9 bilhões no Brasil
Economia
138 Acessos

Biometano consolida a “terceira safra” e impulsiona plano de R$ 2,9 bilhões no Brasil

Modelo da H2A Bioenergia transforma dejetos em receita direta no campo e prevê 22 novas plantas nos próximos cinco anos

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O agronegócio brasileiro entra em uma nova era de monetização. Além da produção de grãos e proteína animal, surge com força a chamada “terceira safra”: a conversão de resíduos orgânicos em biometano, biofertilizantes e ativos ambientais, transformando passivos em geração direta de caixa.

Na linha de frente desse movimento está a H2A Bioenergia, que inaugurou recentemente em Campos Novos (SC) a primeira usina da América Latina de biometano a partir de dejetos suínos certificada pela ANP, com investimento superior a R$ 60 milhões. O projeto marca a virada de chave do setor — da promessa para a operação em escala.

Publicidade

Leia Também:

Diferente dos modelos convencionais, a H2A estruturou um sistema de simbiose com o produtor rural: o campo entra com a matéria-prima e a área, enquanto a empresa aporta tecnologia, engenharia e gestão. O resultado é direto — o produtor passa a participar da receita gerada pela venda do biometano e dos ativos ambientais.

Esse modelo sustenta um plano agressivo de expansão: R$ 2,9 bilhões em investimentos para implantação de 22 novas plantas nos próximos 5 anos no Brasil e na América Latina, consolidando uma nova indústria energética no coração do agronegócio.

“O produtor brasileiro já domina a produtividade agrícola. Agora estamos entrando na era da produtividade energética. O biometano é uma safra contínua, previsível e monetizável, que não depende de clima e que gera receita direta com a venda da molécula e com a potencial geração de créditos de descarbonização, como CBios e outros certificados ambientais”, afirma Adilson Teixeira Lima, diretor-presidente da H2A Bioenergia.

Escala, velocidade e expansão

A expansão já está em execução. Após a planta de Campos Novos, a H2A avança com a entrada em operação da unidade de Rio Verde (GO) ainda este ano, seguida por Ponta Grossa (PR) em 2026. Em Santa Catarina, epicentro da suinocultura nacional, novas unidades já avançam em licenciamento junto à ANP, com projetos estruturados para cidades estratégicas como Papanduva e Videira. O objetivo é claro: formar polos regionais de produção de energia renovável a partir do agronegócio.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação

Publicado por:

Redação

Folha de Florianópolis: Nosso missão é levar conteúdo sadia e informativo independente das classes social, ou cultura religiosa, filosófica. (www.facebook.com/folha.floripa/)

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis (Sua empresa aqui)
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR