Portal de Notícias

Quarta-feira, 19 de Marco de 2025
Caravana da Reurb é apresentada ao Ministro Fachin e alcança marco histórico em Santa Catarina

Florianópolis

Caravana da Reurb é apresentada ao Ministro Fachin e alcança marco histórico em Santa Catarina

Teve um aumento de 40% em apenas 9 meses

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Caravana da Reurb, iniciativa dos cartórios catarinenses, foi apresentada nesta segunda-feira ao Ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), durante evento realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O projeto, que tem transformado a realidade fundiária do estado, já resultou em um aumento de 40% no número de regularizações em apenas nove meses, alcançando a marca de 42.739 unidades regularizadas.

A ação tem percorrido diversas regiões catarinenses, auxiliando prefeituras e comunidades na implementação da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), conforme previsto na Lei Federal nº 13.465/2017. A legislação estabelece diretrizes para a regularização de núcleos urbanos informais, garantindo segurança jurídica às famílias, promovendo o direito à moradia e impulsionando o desenvolvimento urbano sustentável. 

A Caravana da Reurb se tornou a maior ação de regularização fundiária da história de Santa Catarina. Ela é realizada pelo Registro de Imóveis do Brasil - Seção de Santa Catarina (RIB/SC), com participação da Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e apoio da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg). Até 2025, o projeto vai percorrer todas as 21 macrorregiões catarinenses. “A expectativa é de que a caravana continue ampliando seu impacto social, beneficiando ainda mais cidadãos, fortalecendo a legalização de moradias no estado e ajudando a promover justiça social”, destaca o diretor de Regularização Fundiária do RIB/SC e ex-presidente da Anoreg/SC, Renato Martins da Silva.

Publicidade

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Divulgação
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )