Seu Portal de Notícias

Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 30 de Janeiro 2026
CONCARH encerra com público de mais de 4,5 mil pessoas de 18 estados

Florianópolis
110 Acessos

CONCARH encerra com público de mais de 4,5 mil pessoas de 18 estados

Evento de gestão de pessoas realizado em Florianópolis teve 144 atividades e feira com empresas nacionais e internacionais. Estimativa é de movimentação de R$ 30 milhões

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
O CONCARH (Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas) reuniu entre quarta (9) e sexta-feira (11) cerca de 4.500 congressistas de 18 estados. Com 144 atividades distribuídas em sete espaços de conteúdo e quase 200 palestrantes, o evento ocupou 11 mil metros quadrados do CentroSul, em Florianópolis.

A EXPOCARH, feira de negócios do congresso, contou com 65 expositores de empresas nacionais e internacionais. A estimativa é de que o evento tenha movimentado cerca de R$ 30 milhões na economia local, considerando tanto as negociações realizadas na feira quanto os impactos na rede hoteleira e demais setores de serviços.

A edição de 35 anos do CONCARH marcou um novo patamar para a Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH-SC), organizadora do congresso. “Mais uma vez batemos recordes históricos de participação, mas, acima disso, recebemos retornos muito positivos de congressistas e expositores — o que, para nós, é o mais importante”, afirma Diego Martins, presidente da ABRH-SC.

Com o tema “Qual a tua voz?”, o evento abordou assuntos como inteligência artificial, sustentabilidade e diversidade nas organizações. “Buscamos apresentar transformações e tendências da área, mas também criar um espaço de reflexão para os profissionais”, diz Fernando Assanti, diretor do CONCARH.

Para Márcia Feijó, gerente de educação e endomarketing, que participou pela primeira vez, o tema foi bem traduzido nas atividades: “Vimos realmente vozes diversas sendo ouvidas, inclusive na recepção do evento”.

A psicóloga e consultora de carreira Diana Vota, participante frequente há 20 edições, destaca o congresso como referência em tendências do setor e oportunidade de networking.

O sucesso da edição também se reflete na antecipação: ingressos e espaços para a feira de 2026 já estão à venda. A próxima edição acontece nos dias 9 e 10 de julho, novamente no CentroSul.

Voluntariado é o grande alicerce do evento
O CONCARH é concebido e realizado por uma rede ampla de pessoas — grande parte delas voluntárias. A estrutura conta com 13 comitês temáticos, que reúnem 70 voluntários responsáveis por diferentes áreas do evento.

Para Fernando Assanti, o congresso é mais do que um evento: é um movimento. “Os temas que impulsionam o CONCARH, como o cuidado com as pessoas e a sustentabilidade, estão alinhados aos valores dos voluntários. Isso é o que torna tudo possível”.

Um dos exemplos dessa dedicação é Goreti Maestri, voluntária há mais de duas décadas. Nesta edição, ela liderou os “Guardiões do CONCARH”, equipe que atua na resolução de demandas emergenciais durante o evento. “Nosso olhar é de cuidado com tudo. Sabemos que cada detalhe faz a diferença”.

Goreti, que é gerente de desenvolvimento organizacional da Havan, já atuou em várias frentes ao longo dos anos, como gestão de conteúdo. Segundo ela, o engajamento está ligado a dois propósitos pessoais: promover espaços de desenvolvimento e gerar conexões genuínas.

O crescimento do evento também tem atraído novos voluntários. Pedro Henrique de Souza Nunes, coordenador de controles internos e riscos da Ailos Credifoz, participou pela primeira vez neste ano, integrando o comitê de saúde e segurança. “Meu objetivo era doar tempo e expertise para algo maior, e também aprender nesse processo”, afirma.

Reconhecimento por ações sociais, de inclusão e sustentabilidade
Pelo segundo ano consecutivo, o CONCARH recebeu a certificação do Programa Selo Social, que reconhece ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Foram reconhecidas iniciativas de impacto social, ambiental e inclusivo, que geraram 11 impactos diretos e mais de 3.700 atendimentos à comunidade. Entre as ações estão:
— concessão de ingressos gratuitos a 50 lideranças de organizações sociais,
— participação gratuita para lideranças negras e jovens de áreas vulneráveis,
— traslado com carros elétricos,
— gestão sustentável de resíduos.

“Nossa meta foi realizar um evento carbono zero, compromisso que incluímos com a aquisição de créditos de carbono para neutralizar as emissões residuais, além de todas as iniciativas aplicadas durante o congresso”, detalha Fernando.

As ações impactaram diretamente os ODS 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Todas foram submetidas ao Selo Social e validadas por curadoria externa.
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Administrador, Supervisor e Colunista, do Portal Folha de Florianópolis. Imbitubense mora a mais de 27 anos na capital em Florianópolis.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR