O vereador de Florianópolis Leonel Camasão (PSOL) oficializou nesta quinta-feira (29), pelas redes sociais, sua pré-candidatura a deputado estadual. Com o mote “Santa Catarina pede coragem”, o parlamentar mira a Assembleia Legislativa (Alesc) sustentado por um mandato de forte produção legislativa na Capital e pelo resgate de sua base política no norte e em outras regiões do estado.
Eleito em 2024 com 3.975 votos, Camasão rapidamente se destacou na Câmara Municipal pela ocupação de espaços técnicos e de liderança. O vereador passou pelas duas comissões mais importantes da casa, a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Finanças, além da Comissão de Direitos Humanos.
Sua atuação também é marcada pela presidência de duas Frentes Parlamentares: a de Defesa dos Direitos dos Animais e a de Defesa da Cannabis Industrial, pautando o debate sobre desenvolvimento econômico e saúde pública. Além disso, foi autor de importantes projetos voltados à proteção e cidadania da população LGBTIA+.
"Nossa atuação em Florianópolis provou que é possível ocupar as comissões estratégicas, técnicas, debater orçamento e constituição e, ao mesmo tempo, construir frentes que tocam em feridas que o conservadorismo tenta esconder, como a questão LGBTIA+, a pauta animal, da cannabis medicinal e industrial. Santa Catarina pede coragem para modernizar o estado e enfrentar o extremismo com trabalho sério", declara o pré-candidato.
Base estadualizada - A estratégia de Camasão para chegar à Alesc passa por um forte apelo regional. Além da base consolidada na Capital, o pré-candidato tem raízes profundas em Joinville, maior colégio eleitoral do estado. Foi na cidade do norte catarinense que iniciou sua militância e onde disputou a prefeitura em 2012, mantendo até hoje um forte recall e conexão com os movimentos sociais da região. Além disso, ainda tem apoio em todas as regiões catarinenses pela lembrança de sua campanha ao Governo de SC pelo PSOL, em 2018, quando conquistou 72.133 votos.
Apoio nacional e partidário - Internamente, a pré-candidatura de Camasão é vista como prioritária para a renovação e ampliação da bancada do PSOL na Assembleia. Ele integra a ala do partido que conta com lideranças nacionais de peso, como a presidenta nacional da sigla, Paula Coradi, o ex-presidente nacional Juliano Medeiros, o deputado federal e liderança histórica Ivan Valente e a vereadora potiguar Thabatta Pimenta.
Trajetória - Jornalista, bissexual, vegano e antifascista, Camasão acumula experiência em pleitos majoritários e proporcionais nas últimas eleições estaduais, tendo sido candidato ao Governo do Estado (2018) e a deputado federal (2022). Agora, busca converter esse capital político em uma cadeira no legislativo estadual para fazer oposição à extrema-direita no estado.

Folha de Florianópolis
Comentários: