Portal de Notícias

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025
Força-Tarefa DOA realiza ação de acolhimento e resgate social no centro de Florianópolis

Florianópolis

Força-Tarefa DOA realiza ação de acolhimento e resgate social no centro de Florianópolis

Operação nesta quinta-feira (23), na região central da cidade

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o objetivo de reforçar as ações da Força-Tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio), voltadas ao acolhimento e resgate social de pessoas em situação de rua na Capital, Florianópolis  realizou uma operação nesta quinta-feira (23), na região central da cidade. A iniciativa conta com a parceria de órgãos de segurança, assistência social, lojistas e conselhos municipais, que integram o serviço.

Durante a operação, cinco pessoas aceitaram o suporte oferecido: duas utilizarão o benefício socioassistencial para retornar às suas cidades (Rio de Janeiro e Porto Alegre) e famílias; uma foi encaminhada para clínica de recuperação; outra foi conduzida à delegacia devido a um mandado de prisão em aberto; e uma última aceitou direcionamento para os serviços assistenciais do município.

A Força-Tarefa DOA tem como objetivo proteger, orientar e apoiar pessoas em situação de rua, incentivando o acesso a serviços que promovam acolhimento e cidadania. As ações também visam abordar questões de segurança e saúde pública de forma preventiva e extrajudicial.

Publicidade

Leia Também:

De acordo com a secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, a operação contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, Assistência Social e Saúde. “Além do acolhimento, buscamos entender os motivos que levam as pessoas a viver nas ruas. Identificamos casos de pessoas vindas de outras cidades e até situações com mandados de prisão em aberto. Com empatia e ações integradas, buscamos transformar vidas e trazer mais segurança para a cidade”, afirmou.

Entre os desafios enfrentados, destacam-se a necessidade de acolhimento imediato, a restauração de vínculos familiares e sociais, o impacto emocional e social da permanência nas ruas, e a crescente demanda por ações intersetoriais que envolvam segurança, saúde e combate ao uso de drogas ilícitas e doenças sexualmente transmissíveis.

O secretário de Assistência Social, Bruno Souza, ressaltou que a Força-Tarefa DOA trabalha para abordar e encaminhar todas as pessoas em situação de rua. “Cadastramos cada pessoa abordada e analisamos seu histórico para oferecer o melhor suporte possível. Florianópolis dispõe de diversos programas sociais, e só permanece nas ruas quem realmente escolhe essa condição”, concluiu.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Arquivo/PMF
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )