Portal de Notícias

Quarta-feira, 23 de Abril de 2025
Multihospital inicia realização de cirurgias para correção da Catarata

Florianópolis

Multihospital inicia realização de cirurgias para correção da Catarata

Procedimento permite melhora da visão e impede avanço para cegueira; sala cirúrgica terá capacidade de até 30 cirurgias por dia

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A cirurgia para correção da Catarata, um dos procedimentos mais comuns e seguros na área oftalmológica, poderá ser realizada a partir de agora no Multihospital de Florianópolis, com procedimentos iniciando já nesta sexta-feira, 24 de janeiro. A correção do problema, que faz com que a visão fique turva, será disponibilizada para todos os pacientes que forem atendidos na Unidade e precisarem de encaminhamento cirúrgico. 

 

“Dentro do Multihospital nós temos toda a linha de cuidado de oftalmologia. Então o paciente entra para uma consulta de oftalmologia, pode solicitar e receber óculos através da nossa Ótica Pública, e, em casos mais delicados, pode chegar até o procedimento operatório, tudo dentro da unidade. A resolução dos casos de Catarata fica dentro dessa dinâmica do cuidado”, explica o secretário de saúde de Florianópolis, Almir Gentil.

Publicidade

Leia Também:

 

Por dia, deverão ser realizadas uma média de 30 cirurgias de facoemulsificação, como é conhecido o procedimento de remoção da opacidade causada pela Catarata na lente natural do olho e substituição por lente artificial. A expectativa é de zerar, nos próximos três meses, a fila de espera atual pelo procedimento - que é de cerca de 900 pacientes. Ainda dentro do Multihospital, podem ser realizadas intervenções adicionais para a solução dos casos, como a capsulotomia yag laser.

 

A cirurgia de Catarata é realizada por um oftalmologista cirurgião, em regime ambulatorial, o que significa que o paciente não precisa ficar internado na unidade. “É um procedimento que possibilita uma melhora significativa aos pacientes que já tem algum tipo de comprometimento visual, uma vez que passam a ter uma melhor qualidade de vida, enxergando melhor. É uma doença que tem solução, principalmente quando tratada corretamente e em tempo hábil”, enfatiza Almir Gentil.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Leo Russo/PMF
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )