Comunicação eficaz
Você concorda comigo que a comunicação é essencial para a construção de vínculos emocionais e para a compreensão mútua em toda e qualquer relação humana? Concorda que a comunicação eficaz afeta o sucesso das organizações, melhorando a produtividade no ambiente de trabalho? Concorda que a habilidade de nos comunicarmos bem reflete positivamente no desenvolvimento pessoal de cada um de nós? Concorda que a comunicação é essencial para conseguirmos uma participação ativa na sociedade?
Mas o que é comunicação?
De acordo com Peter Ustinov, “comunicação é a arte de ser entendido".
Fácil, né?
Talvez nem tanto... são muitos os fatores envolvidos em uma comunicação – que vai de um simples 'bom dia', passando por uma breve mensagem no WhatsApp até chegarmos ao relatório anual de uma empresa de nível global.
Origem da palavra ‘comunicação’
A origem da palavra 'comunicação' nos leva à língua latina. Lá encontramos as palavras communis 'comum', ‘público, geral, compartido por vários’; possivelmente no início significando ‘ato de repartir deveres em conjunto’, relacionada a munus, ‘tarefa, dever, ofício, cargo’; communio 'comunidade' e communicare 'fazer', 'tornar comum', 'partilhar', ‘ato de repartir, de distribuir’, ou seja, ‘tornar comum a todos’.
Comunicação efetiva
Comunicar bem é mais do que usar palavras certas; é a arte de se conectar.
Imaginemos ter uma ideia em sua mente, brilhando como uma estrela... e você quer torná-la comum, acessível a todos. Você a expõe (são diversas as formas de expor, mas isso veremos em outros momentos, OK?) e aquela ideia que estava só em sua cabeça agora foi compartilhada com outras pessoas que, de alguma forma, crescerão com esse conhecimento. Não é uma maravilha?
Mas... também não precisa ser uma ideia superhipermegainusitada... algo que vá mudar o mundo... pode ser qualquer coisa que esteja em sua mente e você quer passar para alguém... para isso, deverá usar habilmente uma das ferramentas que surgiu lá na pré-história com os primeiros hominídeos para garantir que a mensagem seja plenamente compreendida.
Assim é a comunicação: uma dança sutil de palavras, símbolos e contextos. E quando conseguimos transmitir nossas ideias de forma eficiente, criamos pontes de entendimento, fortalecemos relacionamentos, transformamos conversas banais em experiências significativas.
E sim, acredito que a comunicação eficaz seja a chave para um mundo mais unido e compreensivo.
Portanto, vale muito a pena reconhecer e superar barreiras que são obstáculos para o entendimento e garantia de uma troca eficiente de ideias.
Folha de Florianópolis
Comentários: