Nos dias 26 e 27 de maio, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada promoveu, em São João Batista (SC), a oitava edição do Exercício de Ajuda Humanitária. O objetivo deste simulado foi estreitar laços operacionais com os órgãos de segurança estaduais, facilitando o emprego conjunto no caso de catástrofes climáticas reais.
Para a execução das atividades, o Exército Brasileiro atuou de forma integrada com a Defesa Civil de São João Batista, com a Polícia Militar de Santa Catarina, com o Corpo de Bombeiros e com diversas secretarias municipais. Todas as organizações militares da 14ª Brigada participaram do exercício, sendo mobilizados aproximadamente 400 militares, cerca de 60 viaturas e um blindado Guarani.
Durante os dois dias, os as situações simuladas englobaram o gerenciamento de abrigos, evacuações de escolas e o resgate de feridos e pessoas ilhadas. As equipes também treinaram a logística de entrega de donativos, a desobstrução de vias pela engenharia e o controle de turbas.
O General de Brigada Calderaro, Comandante da 14ª Brigada, destacou que por meio do exercício “o Exército Brasileiro fortalece o espírito de cooperação com a principal agência responsável pela gestão das questões humanitárias na região, que é a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, bem como a atuação integrada com diversos órgãos e agências estaduais, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o SAMU e secretaria municipais de São João Batista.”
O Secretário de Proteção e Defesa Civil de São João Batista, José Luiz Pinho, destacou que “a atuação conjunta com o Exército e com as agências de segurança estaduais no simulado é uma oportunidade ímpar para o município se preparar para possíveis crises climáticas e melhor proteger a população local”.
Manter o Exército, a Defesa Civil e as forças de segurança articulados em simulados práticos que garante agilidade e eficiência em situações reais de emergência. A 14ª Brigada segue em constante prontidão operacional e logística para assegurar a proteção e a salvaguarda da sociedade catarinense.

Folha de Florianópolis
Comentários: