Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 01 de Julho 2026
Carregando jogos...
Fórum de secretários estaduais de ciência e tecnologia abre caminho para a bioeconomia do Amazonas na Europa
Cidades
94 Acessos

Fórum de secretários estaduais de ciência e tecnologia abre caminho para a bioeconomia do Amazonas na Europa

Documento assinado durante reunião pode ajudar a abrir portas do mercado europeu com uso de escritório em Portugal

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o Consecti, realizou seu 72º Fórum Nacional na cidade de Manaus, nesta terça-feira (30/06), e trouxe novas perspectivas para o ecossistema de CT&I amazonense. Foi assinado um memorando de entendimento para cooperação mútua entre o Consecti e o Porto Digital de Recife, que permitirá o uso da estrutura da capital pernambucana na cidade de Aveiro, em Portugal, para divulgar as inovações locais na Europa.

O evento, na sede do Governo do Estado, reuniu secretários do Rio Grande do Sul à Rondônia.

Publicidade

Leia Também:

“Hoje o ecossistema de inovação está em plena ebulição e tenho certeza que todos saíram daqui maravilhados com as possibilidades surgidas”, comemorou o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Jeibi Medeiros. 

No dia anterior à reunião, membros do Consecti já haviam conhecido iniciativas como do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e da Fundação Paulo Feitosa (FPFTech), ressaltando o potencial das parcerias possíveis na região. “Há um interesse muito grande, principalmente da Europa, pela nossa biodiversidade e a Amazônia tem todo diferencial da bioeconomia nas mãos”, observou a presidente do Consecti e secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro.

Acordo de cooperação

“Já vimos que o Amazonas tem empresas interessadas em fazer esse tipo de divulgação. O Porto Digital já tem um escritório na Europa e o acordo assinado hoje é para permitir que o Consecti use essa estrutura para facilitar a entrada do nosso ecossistema no mercado internacional”, explicou o diretor-executivo do Consecti, Alberto Peverati Filho.

Além da assinatura do memorando, o Fórum contou com uma palestra sobre o impacto da bioeconomia no ecossistema local de inovação, onde Jeibi Medeiros pôde apresentar aos demais membros do Consecti o Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas e teve o apoio, dentre outros, do secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Daniel Almeida Filho.

 “Qualidade e produtividade só vêm com a inovação. Temos uma meta de investir pelo menos 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em CT&I e precisamos agir de modo coordenado para atingir essa meta. Um Plano de Bioeconomia como esse do Amazonas colabora bastante neste sentido”, avaliou Daniel Filho.  

Também participaram do evento, a diretora-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, que destacou o valor recorde de mais de R$ 1 bilhão investidos na área nos últimos oito anos; o economista André Nunes, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que anunciou o lançamento do programa “Centelha” no Amazonas, para apoiar empresas nascentes, micro e pequenas empresas inovadoras; e o diretor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Márcio de Miranda Santos, que apresentou projetos desenvolvidos na entidade; além da diretora de Planejamento Estratégico da GBR, Rebecca Garcia, que destacou a priorização pela empresa do uso de recursos da Lei de Informática na bioeconomia.

Carta de Manaus

Fechando a programação do 72º Fórum Nacional do Consecti, foi discutida entre os secretários, as bases para a elaboração da “Carta de Manaus”, um documento a ser apresentado a todos os candidatos a governador no Brasil com as ações e atitudes esperadas pelo ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, de modo a garantir o compromisso da classe política com o avanço da área em todo o País.

O Fórum, com programação de 10h às 18h, foi organizado em Manaus pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti),com apoio da Fapeam, FPFtech, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Amazonastur.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Thays Araújo/Sedecti

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação

Publicado por:

Redação

Folha de Florianópolis: Nosso missão é levar conteúdo sadia e informativo independente das classes social, ou cultura religiosa, filosófica. (www.facebook.com/folha.floripa/)

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis
Folha de Florianópolis (Sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR