Portal de Notícias

Domingo, 19 de Janeiro de 2025
História: A estiva e o pinguim

Florianópolis

História: A estiva e o pinguim

História de Florianópolis

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Hoje vamos trazer, a história escrita pelo seu Marcio Dison Silva, é morador de Florianópolis, há muitos anos. Ele conta pra gente essa história, da praia do santinho, esta localizada na região norte da Ilha em Florianópolis. Nesse pedacinho de terra, perdido no mar!. Vamos lá!

 


Seu Marcio: Conheci a Praia do Santinho antes dos hotéis de luxo, tempo da picada de chão porque, definitivamente, aquilo não era estrada. Apaixonei-me de imediato. Inspirado naquela e nas muitas maravilhas daqui, criamos no ano - 1990 - o projeto Venha Conhecer a Ilha de Santa Catarina.
Recebemos centenas de alunos de escolas públicas do interior, maioria nunca tinha sequer visto o mar. Os olhos da petizada brilhavam, hipnotizados pelo balanço das ondas. Jamais esquecerei do dia em que chegou na cidade.

Publicidade

Leia Também:

 

Um ônibus com 42 alunos de São Miguel do Oeste em SC. Era tarde da noite de sexta-feira. Banho e cama porque o sábado prometia emoções. Amanheceu vento sul e chuva miúda. Café reforçado e partida para a Praia do Santinho. À chegada, as recomendações de praxe, uma conversa sobre os perigos do mar, o alerta de que os professores de Educação Física estariam posicionados na área limite para os alunos.

 


Abrem-se as portas do ônibus, os professores saem para o mar e os alunos são liberados. Ovelhas seguindo o pastor, um oceano salgado. O tempo passa e uma dupla adolescente desgarra-se do todo. Brinca com estivas, pedaços de madeira usados para movimentar as baleeiras. Quando o mar traz as estivas, os dois pulam. Quando o mar as recolhe, eles pulam também. O mais magro se distrai e toma violenta foiçada da estiva nas pernas. Destacamos um professor e um carro para levá-lo ao hospital e ficamos com o grupo. Encontramos um pinguim morto. Pensamos no Laboratório de Ciências e colocamos o corpo num isopor com gelo.

 


Na hora do almoço, o garoto com uma perna quebrada e outra avariada é reincorporado. Passamos um final de semana fantástico percorrendo as praias da Ilha de Florianópolis. Tenho certeza de que lembram até hoje da aventura. A prova que guardo é o pinguim conservado em formol no Laboratório de Ciências do Colégio. E uma poesia, Hipnose, que venceu o Prêmio Fernanda de Castro, da Confraria Brasil/Portugal…. "do mar, uma vida à deriva, nos sulcos do rosto, a brisa".
Nossa Ilha é um Presente. Que seu futuro tenha horizontes e chuvas de ouro, como a orquídea do meu limoeiro.

 

“Se você tem algumas história para conta neste espaço, entre em contato com a gente!”

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação Folha de Florianópolis
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto da praia do santinho no norte de Florianópolis.
Comentários:
Redação Folha de Florianópolis

Publicado por:

Redação Folha de Florianópolis

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )