Aguarde, carregando...

Quinta-feira, 06 de Agosto 2026
Março Lilás reforça prevenção ao câncer do colo do útero e destaca importância do diagnóstico precoce 
Florianópolis

Março Lilás reforça prevenção ao câncer do colo do útero e destaca importância do diagnóstico precoce 

Campanha nacional alerta para vacinação contra o HPV, realização do exame preventivo e cuidados a partir dos 25 anos

Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O mês de março é marcado pela campanha Março Lilás, dedicada à conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, um dos tipos de câncer mais incidentes (3º câncer mais comum) e a 4ª causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. A mobilização ganhou força no país a partir da década de 2010, ampliando ações educativas e reforçando a importância do diagnóstico precoce e da vacinação contra o HPV. 

O câncer do colo do útero está diretamente relacionado à infecção persistente pelo HPV, Papilomavírus Humano, vírus sexualmente transmissível bastante comum. Ele possui mais de 200 tipos e, embora muitos não causem câncer, dois deles, os tipos 16 e 18, são responsáveis por cerca de 70% dos casos da doença no país, segundo estudo do Governo Federal, o que reforça o papel da vacinação como estratégia central de prevenção. 

De acordo com Marcel Hisano, médico ginecologista e docente IDOMED, Instituto de Educação Médica, a prevenção é simples e altamente eficaz quando feita de forma regular. “Estamos falando de um câncer que pode ser evitado através de vacina e que tem grandes chances de cura quando diagnosticada precocemente. O exame preventivo é uma ferramenta fundamental nesse processo”, destaca. 

Publicidade

Leia Também:

Quando é preciso começar a se preocupar? 

A recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres entre 25 e 64 anos, que já tenham iniciado a vida sexual, realizem o exame preventivo, conhecido como Papanicolau. Após dois exames anuais consecutivos com resultado normal, o intervalo pode passar a ser de três em três anos, conforme orientação médica. Em 2024 a Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) aprovou a incorporação do teste de HPV-DNA ao SUS, exame este que consegue detectar a presença do vírus na paciente possibilitando um cuidado mais direcionado nas portadoras deste agente e de uma frequência menor de coleta de exames para as pacientes com resultado negativo.  

A vacinação contra o HPV é indicada prioritariamente para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, antes do início da vida sexual, fase em que a resposta.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Colunista da Folha de Florianópolis. Apaixonado pela natureza, baladas noturnas, parque, praias e piscinas natural, ler um bom livro na hora livre. (...)

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis
Folha de Florianópolis (Sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR