Portal de Notícias

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Réveillon: Ecad faz campanha nacional de conscientização de direitos autorais musicais

Cultura

Réveillon: Ecad faz campanha nacional de conscientização de direitos autorais musicais

Organizadores e responsáveis por eventos de Réveillon e festas de fim de ano devem procurar a unidade do Ecad mais próxima para fazer o licenciamento musical

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Réveillon no país começa a agitar os setores de turismo e da economia e a indústria musical já se prepara para a movimentação de uma de suas importantes fontes de renda: os shows e eventos. Para reforçar a importância do licenciamento musical, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lançou a campanha nacional "No fim do ano, não deixe os compositores de fora da festa" para ampliar a conscientização sobre o pagamento de direitos autorais de execução pública de músicas tocadas em festas de Réveillon.

O objetivo é garantir que compositores e artistas recebam pelas músicas tocadas nos eventos de fim de ano e combater a inadimplência. No último Réveillon, o Ecad arrecadou mais de R$ 24 milhões em direitos autorais e o Brasil teve um total de 6 mil shows e eventos de fim de ano licenciados. Mais de 56% deles foram realizados nos estados de São Paulo (34%), Rio de Janeiro (12%) e Minas Gerais (10%).

A campanha deste ano conta com landing page e vídeos institucionais sobre como efetuar o licenciamento musical prévio, além de ações em redes sociais e publicidade digital. O público-alvo são os organizadores de eventos públicos e privados que utilizam música, sejam gratuitos ou com venda de ingressos.

A campanha esclarece que organizadores e promotores de festas de Réveillon devem procurar a unidade do Ecad mais próxima para repassar as informações sobre as apresentações musicais e solicitar o cálculo do valor a ser pago pelo licenciamento musical. Além disso, aqueles que promovem shows ao vivo precisam enviar para o Ecad a lista com as músicas tocadas para a remuneração dos compositores. É importante lembrar que os compositores nem sempre sobem aos palcos e, por isso, precisam garantir a sua remuneração com seus direitos autorais de execução pública.

"É importante reconhecer pessoas e empresas que respeitam os direitos autorais de execução pública de músicas no Réveillon, valorizando criadores e artistas numa das épocas mais importantes para quem vive da música. Por isso, trabalhamos no combate à inadimplência na tentativa de aumentar a arrecadação dos direitos autorais e fazer valer o que determina a legislação vigente", disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad, referindo-se à Lei 9.610/98.

Dos valores arrecadados em direitos autorais de execução pública pelo Ecad, 85% são destinados a compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos. Outros 15% são destinados para a gestão coletiva, formada pelo Ecad e pelas associações de música para suas atividades e operações no país (9% para o Ecad e 6% para as associações de música).

O Ecad faz a arrecadação dos direitos autorais no Brasil para garantir que a classe artística musical receba pela utilização pública de suas músicas. Para isso, os compositores e artistas devem estar filiados às associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC) que definem os valores a serem arrecadados e repassam os valores aos seus filiados.

FONTE/CRÉDITOS: Redação Folha de Florianópolis/ Jornalista Luciana Dantas
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Musica notas fundo com luze/Divulgação
Comentários:
Redação Folha de Florianópolis

Publicado por:

Redação Folha de Florianópolis

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )