Portal de Notícias

Sabado, 12 de Julho de 2025
Missão para Israel inspira propostas de segurança pública e cidadania em Florianópolis

Florianópolis

Missão para Israel inspira propostas de segurança pública e cidadania em Florianópolis

Reunião da Diretoria Executiva da ACIF contorno com apresentação dos principais aprendizados da experiência internacional

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A missão institucional realizada em Israel com foco em segurança pública, gestão de crises e participação cidadã foi o tema central da reunião da Diretoria Executiva (DIREX) da ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis), realizada na noite desta terça-feira, 1º de julho. A experiência foi apresentada à entidade pela vice-prefeita e secretária de Segurança Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos, que integrou a comitiva brasileira.

 

Para o presidente da ACIF, Célio Bernardi, o tema reforça a importância do diálogo entre o poder público e o setor produtivo: “Trazer aprendizados internacionais para debate com a sociedade civil organizada é fundamental para desenvolvermos soluções mais inteligentes e colaborativas para Florianópolis”, afirmou.

Publicidade

Leia Também:

 

A agenda internacional envolveu visitas técnicas a centros de monitoramento urbano, cidades inteligentes, programas comunitários e experiências de residência pós-conflito, revelando soluções eficazes aplicadas em um dos contextos mais desafiadores do mundo. Entre os destaques da missão, está o voluntariado como política pública estruturada, no qual cidadãos oferecem horas de trabalho comprometidas em áreas como segurança, assistência social e administração pública. O modelo tem forte impacto no senso de pertencimento e na corresponsabilidade coletiva.

 

Outro ponto enfatizado foi a resiliência urbana, especialmente em situações de crise. A comitiva pôde observar a rápida permanência de áreas afetadas por conflitos, com foco no bem-estar emocional da população. A missão também destacou a educação para a cidadania desde a infância, com ações no contraturno escolar que envolvem crianças e adolescentes em atividades comunitárias e de apoio social. O uso intensivo da tecnologia na gestão pública — incluindo dados em tempo real para segurança, mobilidade e preservação ambiental — também chamou atenção, reforçando o potencial de inovação para cidades mais eficientes e humanas.

 

A reunião da ACIF encerrou com a proposta de incorporar elementos dessas boas práticas à realidade de Florianópolis, especialmente no fortalecimento da participação comunitária e no desenvolvimento de políticas de segurança cidadã. Para a vice-prefeita, o caminho é fortalecer o que a capital já tem de melhor: "Florianópolis já tem essa vocação — uma sociedade civil ativa, que participa. Se estruturarmos isso com seriedade, seremos referência no Brasil."

Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )