Portal de Notícias

Sabado, 12 de Julho de 2025
Movimentação aérea doméstica cresce 14% em maio e reforça avanço do turismo nacional

Economia

Movimentação aérea doméstica cresce 14% em maio e reforça avanço do turismo nacional

Com 8,2 milhões de passageiros, resultado faz de maio o segundo melhor mês do ano, atrás apenas de janeiro

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A movimentação no transporte aéreo brasileiro alcançou 8,2 milhões de passageiros em voos domésticos durante o mês de maio, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2024. Em comparação com abril deste ano, o aumento foi de 4%, superando os 7,9 milhões de embarques e desembarques registrados anteriormente. O resultado faz de maio o segundo melhor mês do ano em volume de passageiros, atrás apenas de janeiro, quando o total foi de 8,6 milhões.

 

Os dados fazem parte da atualização do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e apontam o fortalecimento do turismo interno no país. Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o aumento no número de passageiros é reflexo direto do crescimento do setor. "Mais pessoas estão conhecendo novos destinos e movimentando a economia, com geração de renda e emprego. Nosso compromisso é continuar trabalhando na ampliação da conectividade aérea, na oferta de rotas e na infraestrutura turística, potencializando a atividade no país", destacou.

Publicidade

Leia Também:

 

A rota entre São Paulo e Rio de Janeiro liderou o ranking de maior fluxo de passageiros, com 607,8 mil viajantes. Em seguida, estão as ligações entre São Paulo e Paraná (582,5 mil) e entre São Paulo e Santa Catarina (489,8 mil). A conexão entre São Paulo e Pará também teve destaque, com 108,5 mil passageiros.

 

Segundo o ministro, além dos grandes centros, o crescimento no transporte aéreo alcança destinos emergentes. "Isso fortalece o turismo regional e amplia as oportunidades de desenvolvimento econômico nas mais diversas regiões do Brasil", acrescentou Sabino.

 

No ranking dos aeroportos com maior movimentação, Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Brasília (DF) lideram a lista. Confins (MG) e Campinas (SP) completam o top 5. Entre os destaques regionais, aparecem os terminais de Recife (Nordeste), Porto Alegre (Sul) e Belém (Norte).

 

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Dados fazem parte da atualização do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Comentários:
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )