Portal de Notícias

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Primeiro robô humanoide da Udesc chega a Joinville nesta sexta-feira

Tecnologia & Inovação

Primeiro robô humanoide da Udesc chega a Joinville nesta sexta-feira

Tecnologia apoiará ações de ensino, pesquisa e extensã

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
 
 
 
Publicidade

Leia Também:

 
 
As atividades na área de robótica móvel da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ganharão um reforço importante nesta sexta-feira, 20 de dezembro. A partir da data, o primeiro robô humanoide multitarefas da fabricante chinesa Unitree fará parte dos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Automação de Sistemas e Robótica (GASR), vinculado ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joinville.

A inovação é projetada para executar tarefas complexas e interagir de maneira eficiente com o ambiente e pessoas ao seu redor, reconhecendo gestos e comandos de voz. Dentre suas principais características estão a capacidade de realizar movimentos humanos repetitivos com exatidão; a mobilidade em ambientes complexos; a aplicação em ergonomia, reabilitação e ações assistivas; e a versatilidade em simulações industriais e educacionais.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Udesc Joinville, Douglas Wildgrube Bertol, que coordenou a compra, o robô deve colaborar tanto para o ensino, como para a pesquisa e a extensão.

No ensino, a expectativa é de que a inovação amplie as oportunidades de aprendizado prático em robótica e inteligência artificial para os estudantes de graduação e pós-graduação.

Para a pesquisa, a universidade projeta o uso do produto para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras em interfaces humano-robô, planejamento de movimentos e aprendizado de máquina.

Já na extensão, Bertol sinaliza que a intenção é usar a robótica para inspirar e capacitar a comunidade, especialmente em projetos que demonstrem aplicações desses equipamentos em ações do dia a dia, da indústria e serviços.

“Nossa aposta é que o robô humanoide será uma ferramenta estratégica para ampliar a entrega de ciência, tecnologia e inovação da Udesc à sociedade catarinense e brasileira”, ressalta Bertol.

O professor completa destacando que o humanoide possibilitará à universidade gerar resultados na ciência, tecnologia e inovação, “com impactos diretos na formação de talentos, no desenvolvimento de soluções inovadoras para setores como saúde, indústria e educação, aproximação com a comunidade para democratizar o acesso à robótica e transferência tecnológica por meio de parcerias com instituições internacionais e empresas”, enfatiza.

Investimento
A aquisição do robô humanoide integra os investimentos realizados pelo GASR e universidade para consolidar a Udesc Joinville um centro de excelência em pesquisa na área de robótica móvel. Ao todo, foram investidos R$ 690 mil na compra, provenientes de recursos extras do Qualifica IV, programa da Udesc.

A tecnologia foi adquirida por meio da Gohubby, primeira empresa a trazer um carro voador ao Brasil. “O humanoide desenvolvido pela Unitree é o que existe de mais tecnológico no segmento hoje, trazendo novas possibilidades para as interações entre humanos e robôs e tornando os processos mais eficientes e seguros”, afirma Adriano Buzaid, CEO da Gohobby.

Histórico de inovação
O robô humanoide se juntará a outras novidades tecnológicas que fazem parte do dia a dia da Udesc Joinville. Atualmente, o Laboratório de Sistemas Autônomos e Robótica Móvel (Mobi Lab), associado ao GASR e ao Departamento de Engenharia Elétrica do centro de ensino, conta com dois robôs quadrúpedes, o Go1 e o Go2, também fabricados pela Unitree. As tecnologias são usadas pela equipe em atividades diversas, do mapeamento autônomo a simulações de busca e resgate.

Segundo o professor Douglas Bertol, o uso das inovações vem sendo pensado pelo GASR desde 2004, quando o grupo foi criado. Mas foi em 2019, com a parceria com o laboratório Dynamic Legged Systems (DLS), do Istituto Italiano di Tecnologia (IIT), para uso de robôs software em conjunto com a Udesc, que a ideia ganhou novo fôlego.

“A parceria culminou na criação do Mobi Lab em 2023 e agora exibe investimentos maiores para aquisição de equipamentos de ponta. Toda essa expertise será fundamental para integrar e explorar todo o potencial do robô humanoide”, avalia o docente.
FONTE/CRÉDITOS: Redação Folha de Florianópolis/UDESC
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Robô humanoide é projetado para executar tarefas complexas e interagir com ambiente e humanos. Foto: Divulgação Unitree
Comentários:
Redação Folha de Florianópolis

Publicado por:

Redação Folha de Florianópolis

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )