Portal de Notícias

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Senado aprova acordo para visto entre Brasil e Arábia Saudita

Política

Senado aprova acordo para visto entre Brasil e Arábia Saudita

Senado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (17) o projeto que aprova o acordo entre o Brasil e a Arábia Saudita para concessão de vistos de visita para cidadãos de ambos os países (PDL 463/2022). A matéria já havia sido aprovada na Comissão de Relações Exteriores (CRE) no final do mês passado, sob relatoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), e agora segue para promulgação.

 

O acordo, assinado em Riade em 2019, tem o objetivo de fortalecer as relações entre os países e facilitar a movimentação de seus cidadãos, exclusivamente com finalidade de turismo ou negócios, excluindo outras modalidades de visto como imigração e trabalho.

Publicidade

Leia Também:

 

Segundo o texto, os dois países concederão vistos de visita com múltiplas entradas, com prazo de validade de até cinco anos, para período de estadia de até 90 dias, e um total de 180 dias por ano, mediante pagamento de taxa consular de US$ 80 (cerca de R$ 500) e apresentação de passaporte válido pelo solicitante. O visto não permite o exercício de atividade remunerada durante a visita.

 

O acordo prevê ainda o direito de cada país negar entrada em seus territórios, abreviar ou terminar o período de estadia, quando houver preocupações específicas sobre o beneficiário; e de suspender o acordo, parcial ou integralmente, por razões de segurança nacional, ordem pública ou preocupações sanitárias.

 

Em seu relatório, Amin ressaltou que a Arábia Saudita é a principal parceira comercial brasileira na região do Oriente Médio e do Norte da África. “A facilitação de vistos promove benefícios ao turismo de ambas as partes e a intensificação das trocas culturais e pessoais, para que brasileiros e sauditas possamos continuar a nos conhecer e nos valorizar cada vez mais”, avaliou o relator.

 

O acordo terá validade de cinco anos contados a partir da última notificação trocada pelos países signatários confirmando o fim dos trâmites necessários à sua vigência, e será renovado pelo mesmo prazo automaticamente após esse período.

 

FONTE/CRÉDITOS: Redação Folha de Florianópolis/Agência Senado
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Para Esperidião Amin, o acordo para concessão de vistos estimulará o turismo e as trocas culturais. Waldemir Barreto/Agência Senado
Comentários:
Redação Folha de Florianópolis

Publicado por:

Redação Folha de Florianópolis

Saiba Mais
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)
Folha de Florianópolis (sua empresa aqui)

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )