Aguarde, carregando...

Sábado, 10 de Outubro 2026
Como a Justiça Eleitoral identifica o eleitor na seção e blinda a votação contra fraudes
Eleições

Como a Justiça Eleitoral identifica o eleitor na seção e blinda a votação contra fraudes

Sistema combina checagem documental, foto na tela do mesário e recursos para rastrear as ocorrências do não reconhecimento da digital do eleitor

Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ritual é conhecido pelas brasileiras e pelos brasileiros no dia da eleição: apresentar o documento, realizar a identificação biométrica e liberar a urna. No entanto, por trás dos segundos que antecedem o voto, a Justiça Eleitoral opera uma rigorosa cadeia de verificação de identidade desenvolvida para fechar o cerco contra qualquer tentativa de fraude.

Nas Eleições Gerais de 2026, o país conta com 141,3 milhões de eleitoras e eleitores com a biometria cadastrada, o equivalente a 89,01% do eleitorado (158,7 milhões). O número consolida o reconhecimento digital como uma das principais barreiras de segurança do processo, mas o fluxo vai muito além da impressão digital.

Confira a seguir o passo a passo de como funciona a identificação na seção eleitoral e o que acontece em casos excepcionais.

O passo a passo na seção: da foto à digital

Antes que a urna eletrônica seja liberada para o voto, a mesa receptora realiza uma triagem em etapas no terminal do mesário:

1.    Apresentação de documento: o eleitor exibe um documento oficial com foto.
2.    Busca no sistema: o mesário localiza o cadastro digitando o número do CPF ou do título de eleitor.
3.    Conferência fotográfica: o terminal do mesário exibe a fotografia do eleitor, armazenada na base da Justiça Eleitoral, o que permite a checagem visual imediata por quem está na mesa.
4.    Validação biométrica: com a identidade confirmada pelos documentos e pela imagem, o eleitor posiciona o dedo no leitor. Se as digitais forem reconhecidas, a urna é liberada automaticamente.

O que acontece se a biometria falhar ou se o eleitor não a tiver cadastrada?

O sistema foi estruturado para garantir que nenhum cidadão regular fique sem votar, mantendo barreiras de segurança mesmo quando a tecnologia digital não pode ser aplicada:

Publicidade

Leia Também:

  • Tentativas extras: caso o leitor biométrico não reconheça a digital de imediato, o mesário pode refazer a conferência dos documentos e realizar até quatro tentativas de leitura.
  • Alternativa do ano de nascimento: para quem ainda não coletou a biometria ou cujas digitais não foram identificadas após as tentativas, a liberação ocorre de forma restrita. O mesário digita o ano de nascimento informado pela própria pessoa. O voto só é autorizado se o dado coincidir com o registro oficial no cadastro eleitoral.
  • Dupla checagem e assinatura: nos casos de liberação sem biometria, a digital do próprio mesário é coletada e transmitida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao fim da votação. Além disso, o eleitor assina o Caderno de Votação.
  • Digital do eleitor: a digital da última tentativa do eleitor também é gravada pela urna e transmitida ao TSE, ao fim da votação.
  • Registro em ata: qualquer ocorrência fora do padrão é obrigatoriamente anotada pelos mesários na Ata da Mesa Receptora.

É possível uma pessoa se passar por outra?

A verificação biométrica na urna serve para auxiliar a verificação do mesário em relação à identidade do eleitor. Assim, qualquer tentativa de um eleitor votar por outro deixará rastros, incluindo a imagem da impressão digital do eleitor na urna.

A combinação de documento com foto, a conferência visual pela fotografia na tela do mesário, a digitação de dados pessoais, como o CPF ou o título eleitoral, e a validação digital reduzem significativamente a possibilidade de fraudes de identidade.

Como o TSE investiga e rastreia tentativas de fraude após a votação?

A segurança do voto não termina na cabine. Caso ocorra qualquer suspeita de que uma pessoa tenha tentado votar no lugar de outra, aproveitando-se de falhas na leitura biométrica ou de erros pontuais na mesa, a Justiça Eleitoral dispõe de uma camada invisível e robusta de auditoria: o rastreio técnico posterior.

O sistema foi desenhado para registrar cada exceção. Quando o leitor falha e a biometria não é reconhecida, a urna eletrônica armazena a imagem da última digital apresentada. Para liberar o voto por procedimento alternativo (quando o eleitor informa o ano de nascimento), o fluxo exige a anuência do mesário, que precisa registrar a própria digital no terminal para autorizar a liberação.

Esses rastros – a digital residual do eleitor e a assinatura digital do mesário – são criptografados e transmitidos ao TSE.

Em caso de contestação ou denúncia, os peritos da Justiça Eleitoral conseguem cruzar os dados, identificar quem efetivamente encostou o dedo no leitor e apurar qual mesário liberou a urna.

Mais do que barrar irregularidades no dia do pleito, a tecnologia garante que qualquer tentativa de burlar o sistema deixe provas irrefutáveis para investigação e responsabilização.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Se as digitais do eleitor forem reconhecidas, a urna é liberada automaticamente. Foto: Alejandro Zambrana

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Redação

Publicado por:

Redação

Folha de Florianópolis: Nosso missão é levar conteúdo sadia e informativo independente das classes social, ou cultura religiosa, filosófica. (www.facebook.com/folha.floripa/)

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis (Sua empresa aqui)
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR