Mantenha os ambientes ventilados
Quanto mais gelado, maior a vontade de manter a casa toda fechada. Porém, um ambiente sem ventilação não é saudável e muito menos higiênico. “O ar circulado ajuda a manter a casa livre de contaminação e impede a formação de mofos, principalmente nos banheiros. Quando o ar não circula, há um acúmulo de umidade que estimula a formação de organismos prejudiciais à saúde”, afirma João Pedro. Além disso, em casa, com muitos moradores, a circulação do ar é fundamental para evitar a proliferação de doenças e vírus comuns nas estações mais frias.
Limpeza especializada
Mexer com água gelada é a última coisa que se quer fazer no frio, por isso, a utilização de aparelhos que auxiliem na faxina pode ser uma ótima opção. “Planejar a limpeza mais pesada para os dias mais quentes funciona muito bem, principalmente com uma profissional, pois elas têm mais facilidade de distribuir as tarefas por cômodos e garantem a efetividade do serviço. Para a manutenção, os aspiradores podem ser grandes aliados, já que, além de remover o pó, eles limpam sem levantar poeira e são perfeitos para alérgicos”, destaca.
Atenção para cortinas e tapetes
Geralmente esquecidos, esses itens são grandes acumuladores de poeira. “Para tapetes, o ideal é aspirar ou escovar com sabão neutro pelo menos uma vez por semana. Já as cortinas podem ser higienizadas anualmente, dependendo do material que é produzido. Se for de tecido leve, pode ir à máquina; já nas persianas, por exemplo, um pano de microfibra e sabão neutro com água resolve o problema”, completa o técnico.
Comentários: