Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 21 de Outubro 2026
SC retorna ao comando da OAB Nacional com eleição de Rafael Horn como diretor executivo
Florianópolis

SC retorna ao comando da OAB Nacional com eleição de Rafael Horn como diretor executivo

Brasília (DF)

Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O advogado catarinense Rafael Horn foi eleito nesta segunda-feira (19/10), em Brasília, diretor executivo do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB). A eleição ocorreu no Conselho Pleno da entidade para cargo criado com a atualização do Estatuto da Advocacia e da OAB (lei federal 8.906/94).

É a segunda vez que o advogado ocupa posto na diretoria nacional da OAB. Entre 2022 e 2025, Horn foi vice-presidente nacional da entidade, o primeiro catarinense a alcançar o cargo. Ex-presidente da OAB/SC, atualmente é conselheiro federal pela Seccional e coordenador nacional das comissões e projetos estruturantes da OAB Nacional.

Publicidade

Leia Também:

Na nova função, Horn terá duas frentes prioritárias. A primeira, levar ao Conselho Federal a posição da OAB/SC no sentido de combater os abusos no Supremo Tribunal Federal (STF). A segunda, construir, junto às Seccionais, um novo modelo para as inscrições suplementares, com o objetivo de resolver distorções que hoje afetam advogados que atuam em mais de um estado.

"Recebo esta missão com muita honra e com a consciência da responsabilidade de representar a advocacia do Sul do País na diretoria nacional da OAB, especialmente na defesa de nossas prerrogativas profissionais", afirma Horn. O presidente da OAB-SC, Juliano Mandelli, destacou o significado da eleição para a advocacia catarinense. "A presença de um catarinense pela segunda vez consecutiva na diretoria do Conselho Federal mostra que Santa Catarina deixou de ser coadjuvante nas grandes discussões da advocacia brasileira. É o reconhecimento de uma Seccional que tem posição, voz e capacidade de liderança nacional", considera.

M

O presidente em exercício da OAB/SC, Jean Leomar, acompanhou a eleição em Brasília. "Estar aqui com os nossos representantes neste momento é a prova de que Santa Catarina atua unida no plano nacional. Rafael leva ao Conselho Federal as pautas que a advocacia catarinense construiu e que agora ganham força em todo o país", afirmou o advogado, que esteve na sessão acompanhado dos demais conselheiros federais da Seccional no Conselho Federal, Eduardo Mello e Cláudia Prudêncio, e do secretário da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo do CFOAB, Rafael Piva, também catarinense.

FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): foto: Raul Spinassé Legenda foto: Bancada catarinense com o presidente do CFOAB, Beto Simonetti: Eduardo Mello, Cláudia Prudêncio, Beto, Rafael Horn, Jean Leomar e Rafael Piva

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Célio Roberto Velho

Publicado por:

Célio Roberto Velho

Colunista da Folha de Florianópolis. Apaixonado pela natureza, baladas noturnas, parque, praias e piscinas natural, ler um bom livro na hora livre. (...)

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)
Aplicativo do Portal Folha de Florianópolis
Folha de Florianópolis (Sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR