Seu Portal de Notícias

Aguarde, carregando...

Domingo, 15 de Março 2026
SOLIDÃO SEM INOCÊNCIA

Coluna da Carmem
137 Acessos

SOLIDÃO SEM INOCÊNCIA

imaturidade emocional

IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Arte de Fan Ho
Arte de Fan Ho


Abro esse artigo  com uma citação: “Pois no fundo, é sobretudo mas coisas mais profundas e importantes, estamos indizivelmente sós,'' de Rainer Maria Rilke,
in 'Cartas a um Jovem Poeta'. 

Projeções baseadas em dados do Morgan Stanley indicam que cerca de 45% das pessoas estarão solteiras e sem filhos até 2030. Autores já denominam nossos dias como o Século da solidão.

Os relacionamentos, líquidos, superficiais e vulgares parecem agora evoluir para “o vazio do eu” sem perspectiva emocional. Ter sentimento passou a ser indesejável. O amor, ou simplesmente o sexo, não oferece conforto; ao contrário, tornou-se fonte de insatisfação, insaciedade, urgência por mais conquistas para falsear o desespero oculto da mente mergulhada no abismo do eu. Vive-se a era do relacionamento descartável : um usa o outro enquanto há algum proveito pessoal; depois joga-se fora. O ciclo de relacionamentos superficiais descartáveis se perpetua como disfarce da morte emocional em solidão. Ao se confundir amor com excitação constante não se criam vínculos pois a pessoa permanece presa  ao próprio descontrole interno.

Relacionamentos - quaisquer- esbarram na barreira dos conflitos. O momento mais importante entre duas pessoas não é a química inicial, nem a animação repentina é repetida. Ao contrário, a maturidade entre duas pessoas depende unicamente da disposição e capacidade de enfrentar sem fuga a fase de conflito. Atravessar juntos a adversidade de cada um é um segredo simples, porém ignorado. Sob a desculpa de preservar e ostentar poder pessoal, ego, posicionamento, a arrogância resultante soa mais alto que a necessidade. Maturidade emocional entende e reconhece que a fragilidade das partes é a instância cabal da afetividade verdadeira. Assumir medo, inseguranças , angústias no relacionamento não é fraqueza: é o sinal mais forte de confiança no outro. É no momento de vulnerabilidade exposta que a validação por parte do outro é a ação precisa e necessária. Porém, construiu-se uma sociedade mecânica, fria e insensível  em que gesto de aceitação, em que saber ceder na hora certa para o bem estar de ambos, demostrar gesto de carinho e atenção tornaram-se repugnantes aos olhos inconsequentes dos discursos que pregam a inutilidade do amor, a negação da convivência amorosa, o rompimento de vínculos estáveis e confiáveis.

E onde o sentimento, o amor, o respeito pela carência do outro  são abominados não é a liberdade nem a auto-suficiência que assumem. O que impera é o tereno inconsciente da falta e suas sequelas: quem abandona no fundo reveja sua frustração oprimida, dor negada, ódio por si mesmo! O narcisista não se ama . Ele se odeia!

No esfacelamento do sentimento interpessoal germinam o fala do ódio, a agressão, a crueldade. Há uma fase em qualquer relacionamento em que perceber e acolher a vulnerabilidade do outro não é tornar-se fraco; ao contrário, é provar ser forte o bastante para jamais largar a mão, jamais deixar ir, jamais perder-se na arrogância, jamais perder-se na mentira de querer ser mais forte que o outro. Saber acolher na hora do desespero do outro é o que torna um homem um homem e uma mulher uma mulher.

O resto é isso : solidão insaciável contabilizada em conquistas fulgazes. O “eu te uso e te descarto” corrói,  porque perde-se o que tornaria o ser mais  humano, real e forte.

O inferno não são ou outros: o inferno é o ego prepotente  que não enxerga a entrega do outro. Do indiferente, ao  incapaz de amor, ao  imbatível diante de um mundo em guerra, a única certeza é a solidão e a falta imensa de quem é incapaz de amar.

Como cita Fernando Namora, “o amor é fundamentalmente uma inocência”.

Carmem Teresa Elias 

FONTE/CRÉDITOS: Carmem Teresa Elias
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Arte de Fan Ho
Comentários:
Carmem Teresa Elias

Publicado por:

Carmem Teresa Elias

Docente, pesquisadora e palestrante em Literatura Comparada e Análise de Gêneros Textuais. Autora de 16 livros publicados ( romances, crônicas, contos, poemas). Curadora e artista plástica.

Saiba Mais

/Dê sua opinião

De onde você acessa o Portal Folha de Florianópolis? (Where do you access the Folha de Florianópolis Portal from?)

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do Folha de Florianópolis no seu app favorito de mensagens.

Whatsapp
Entrar
Folha de Florianópolis ( sua empresa aqui)

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Folha de Florianópolis
Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR